Funções secundárias da programação CNC

Funções secundarias

Você conhece as funções barra (/), N, MSG e ponto e vírgula (;)? Elas são utilizadas respectivamente quando se deseja eliminar a execução de blocos, número sequencial de blocos, mensagem ao operador e comentário de auxílio. Essas funções são conhecidas como secundárias, porém sua utilização é muito importante e de grande valia com estratégias de programação.

Funções secundarias

Conhecendo as funções secundárias

  • Função barra (/)

Utilizamos a função barra (/) quando for necessário inibir a execução de blocos no programa, sem alterar a programação. Se a barra (/) for digitada na frente de alguns blocos, estes serão ignorados pelo comando (máquina), desde que o operador tenha selecionado a opção “inibir blocos”, caso contrário, os blocos serão executados normalmente.

Exemplo:

N50 G01 X10 Y50 (bloco executado)
/ N60 Y80 (bloco ignorado)
/ N70 X40 (bloco ignorado)
N80 G0 X0 Y0 (bloco executado)

  • Função N

A função N tem como principal função definir o número de cada bloco do programa. Cada sequência de informação pode ser identificada por um número de um a quatro dígitos, que virá após a função N. Essa identificação facilita também a localização de possíveis erros que podem aparecer no processo de programação.

Exemplo:

N50 G01 X10 Y50
N60 Y80

  • Função MSG

A utilização da função MSG se faz necessário quando for preciso programar mensagens para informar o operador, como por exemplo, em que fase se encontra a usinagem ou operação a fazer. Uma mensagem pode ser programada com até 124 caracteres.

Sintaxe:

MSG (“mensagem desejada”)
MSG (“”) usada para cancelar uma mensagem

Exemplo:

N20 MSG (“Desbastando perfil externo”)
N30



N100 MSG (“”)

  • Função ponto e vírgula (;)

A principal utilização da função ponto e vírgula (;) é a utilização quando for necessário inserir comentários para auxiliar o operador.

Exemplo:

N50 T01 ; fresa diam 35mm
N60 M6
N70 D01
N80 S1500 M3

Como dito anteriormente, mesmo se tratando de funções secundárias, elas são muito importantes. Faça o uso dessas funções e tenha uma boa programação!

Esse registro foi postado em CNC e marcado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *