GrabCAD: como baixar gratuitamente modelos CAD desta biblioteca comunitária

Como baixar o projeto

Encontrar uma biblioteca de CAD confiável e com bastante conteúdo é algo que pode nos auxiliar e muito nos projetos desenvolvidos em softwares como AutoCAD, SolidWorks, CATIA, Solid Edge, Revit, Inventor, entre outros. Neste artigo, apresento o GrabCAD, que é uma biblioteca comunitária gratuita e que reúne projetos de vários usuários pelo mundo. Inclusive, pode ser a plataforma para você arquivar e compartilhar seus projetos pessoais com o mundo, pois funciona similar a uma rede social, com perfis de usuários e mensagens internas.

Criando uma conta no GrabCAD

O primeiro passo é ir acessar o site do GrabCAD. Clique em “Register” no canto superior direito da tela. A mensagem de “Start your free 14 day trial” é sobre o Workbench, uma ferramenta que o GrabCAD oferece e que é paga, mas a biblioteca do GrabCAD é sempre gratuita.

Registrando no Grabcad

Após clicar em register você precisa inserir suas informações de cadastro, conforme imagem a seguir. Ao final clique em “Sign up”. Confira seu e-mail para confirmar a conta, pois o sistema enviará uma mensagem de confirmação.

Inserindo informações de registro

Após confirmar o e-mail, você basta completar seu perfil, informando o software utilizado, categorias trabalhadas. Tem, ainda, a opção de inserir uma foto e uma descrição mais completa de seu perfil. Com isso configurado, agora você pode fazer o download de diversos projetos.

Procurando um projeto

Você pode fazer uma busca rápida colocando o nome da pesquisa em “Search Community” e pressionando enter. Outra opção, é clicar na lupa e depois refinar sua busca com os filtros de pesquisa.

Pesquisando um projeto

Como exemplo, filtrei pelo software (SolidWorks) e versão (2014) os barcos que existem na biblioteca. Agora vou escolher um dos projetos para baixar. Então, basta clicar sobre ele e aparecerá a seguinte tela.

Filtrando os projetos

Fazendo o download do projeto

Nesta tela, aparecem as informações do projeto e do desenvolvedor. Se você deseja fazer o download do projeto, basta clicar em “Download all” e abrir em seu software CAD.

Baixando o projeto

As bibliotecas CAD ajudam a acelerar a criação de novos produtos, então, sempre que possível procure utilizar modelos já feitos para não realizar o mesmo trabalho que talvez alguém já tenha feito, complementando, ou então usando como base para novos projetos. Se você deseja aprender mais sobre as ferramentas CAD, confira diversos cursos gratuitos no portal CADguru.

RelatedPost

3 pensamentos sobre “GrabCAD: como baixar gratuitamente modelos CAD desta biblioteca comunitária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *