Guia para Criação de Videoaulas

Artigos Relacionados

Como criar uma Videoaula?

Criar uma videoaula para o CADguru é como se você estivesse explicando para alguém do seu lado e gravasse o vídeo e o áudio junto com esta explicação. Para fazer boas videoaulas, é bom ter experiência em explicar o uso de softwares para outras pessoas.

Para gravar uma videoaula você deve fazer o seguinte:

  1. Criar um roteiro em uma sequência de tópicos com as ideias principais que vão ser mostradas na aula;
  2. Usar o sofware Camtasia para gravar a tela do seu computador junto à narração;
  3. Verificar se o vídeo gravado é satisfatório. Caso não seja, deve gravar novamente até atingir o objetivo.

Cada videoaula deve ter duração de 4 a 8 minutos e no máximo 10 minutos.

O que preciso para gravar Videoaulas?

  • Ter instalado no computador o software de captura de tela Camtasia;
  • Ter instalado o software que quer ensinar (Ex. AutoCAD, SolidWorks ou Excel);
  • Ter o microfone do computador funcionando. Recomendamos o Headset LifeChat LX-3000 da Microsoft, pois sendo USB não apresenta ruído de fundo e o áudio fica muito bom.
  • Ter habilidade e conhecimento para mostrar o uso do software na tela do computador e gravar o vídeo (usando o Camtasia) junto com o áudio da explicação.

Posição do Microfone

Verifique a posição do microfone para evitar ruídos de salivação e/ou respiração. O microfone não deve ficar na frente do fluxo do ar. Veja nas imagens alguns exemplos de como posicionar o microfone abaixo do queixo ou longe da boca:

Você também pode tentar colocar o microfone acima do nariz. Se for confortável e funcionar para você, pode usar esta alternativa:

Linguagem

Os vídeos devem ser feitos pelo autor, gerando afinidade com os alunos, em uma linguagem informal e direta. Pense que está ao lado de uma pessoa que está aprendendo e está mostrando na tela como fazer as coisas.

Algumas dicas:

  • Use sua própria linguagem;
  • Mostre as coisas que o aluno poderia aprender sem assistir à aula, mas também mostre detalhes e dicas que não seriam simples de aprender sozinho.
  • Faça recomendações pessoais e opine sobre como você, com a sua experiência, acredita que devem ser feitas as coisas.
  • A videoaula pode ter pequenos erros, isto faz parte do ensino. Se errou, mostre como corrigir, o aluno vai apreciar, pois ele também pode cometer o mesmo erro.

Instalando o Camtasia:

Instale o Camtasia (versão gratuita de 30 dias):
http://www.techsmith.com/camtasia/

Configurando o Áudio no Camtasia:

Da primeira vez que fizer um vídeo, verifique o som do seu PC e faça testes para ter uma boa qualidade de áudio. O lugar de gravação deve ser silencioso (um quarto com porta fechada) e sem muito eco (normalmente todo quarto mobiliado tem pouco eco).

Para gravar, sugerimos ativar o “Aumento da sensibilidade do microfone (Microphone Boost)”, segundo a imagem, e o “Auto Gain Control”, caso esteja disponível no seu PC (ver imagem). O “Auto Gain Control” ajusta o nível da gravação automaticamente, mas se você percebe que não está funcionando bem, pode desativá-lo e ajustar o nível da gravação manualmente.

O nível correto varia de computador a computador e é influenciado pelo volume da voz, a distância do microfone até a boca e a sensibilidade do microfone, por isto, deve fazer os seus próprios testes, escutar o resultado, e fazer os ajustes necessários para suas condições específicas.

 

Faça alguns testes de gravação de áudio usando o Camtasia com a opção “Audio On”:

 

Depois de gravar seu teste, salve e abra o arquivo “.camrec” no Camtasia para ver como ficou o volume da gravação. 70% da altura total nas ondas de som é um bom nível de som (veja imagem). Faça testes de som até ter o volume desejado.

Configurando o Vídeo no Camtasia:

Resolução dos vídeos: 1280 x 720:

 

O Camtasia pode ajustar automaticamente o tamanho da janela do software para a resolução definida (1280 x 720). Para isto, abra a aplicação que vai gravar (Ex. Word, Excel, AutoCAD) e clique na janela da aplicação. Depois, procure o menu “Capture” e ative a opção “Lock to application”:

 

No menu Tools>Options, defina o Screen capture frame rate: 10

 

Clique no botão “Audio Settings” e verifique a configuração do Áudio: PCM, Atributos: 22,050kHz, 16 Bit, Mono (padrão do Camtasia).

 

Com estas configurações já pode gravar suas videoaulas e fazer seus testes!

Se tiver dúvidas, pode entrar em contato com [email protected]

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Guia para Criação de Videoaulas

  1. Pingback: Crie Conteúdo para o CADguru (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *