Insertos intercambiáveis para usinagem de alumínio

Usinagem de aluminio

Dentro do mundo da usinagem moderna existe uma infinidade de materiais de ferramentas disponíveis e que passam por constante desenvolvimento para busca de melhorias. Essa evolução não foca seus conceitos apenas nos materiais, os processos de manufatura para o desenvolvimento dessas ferramentas também possuem uma intensa atenção, buscando resultados positivos referentes as arestas de corte com uma alta capacidade de corte e uma variedade maior de operações para cada ferramenta.

Usinagem de aluminio

Em referência aos materiais das ferramentas de corte, eles possuem uma divisão de classe básica e complementar, onde a ISO/ANSI indica as características em gráficos que descrevem a relação entre resistência ao desgaste e a tenacidade do material em questão.

Torneamento de alumínio

A usinagem do alumínio tem uma variação de acordo com a liga dos elementos de composição do material, o processo de fabricação do material e os tratamentos térmicos. Segundo a empresa Sandvik, uma das maiores fornecedoras de ferramentas de usinagem, temos algumas características fundamentais na escolha do inserto para usinagem de alumínio, que são:

  • Pastilhas positivas com formato básico e arestas vivas devem ser sempre usadas. Use a geometria AL.

Geometria para aluminio

  • GC1115 é uma classe altamente resistente ao desgaste, recomendada para desbaste.
  • A classe H10 não tem cobertura e é a primeira escolha na maioria dos casos, do desbaste ao acabamento.
  • Para acabamento em condições estáveis, recomenda-se a classe de pastilhas CD10 com ponta de diamante policristalino (PCD). A CD10 resiste melhor à formação de arestas postiças do que as classes de metal duro. Ela propicia bom acabamento superficial e também vida útil mais longa da ferramenta.
  • Para ligas de alumínio com um teor de Si acima de 13%, a classe CD05 é recomendada. Deve ser usada, pois a vida útil de classes de metal duro é drasticamente reduzida. Para obter um acabamento superficial de alta qualidade, a CD15 deve ser considerada.
  • A refrigeração na usinagem do alumínio é usada principalmente para escoamento de cavacos.

Todos esses dados citados são de referência para a utilização de ferramentas de usinagem da própria Sandvik.

Para cada tipo de material a ser usado, devemos utilizar uma ferramenta específica, um material de inserto específico. É importante sempre nos atentarmos as características de cada um dos fabricantes das ferramentas utilizadas, esses dados são de fundamental importância na melhor definição do processo de manufatura das peças a serem usinadas.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *