Interfaces nova e clássica do AutoCAD 2014: conheça as principais ferramentas

Veja como é a Tela de Iniciação do AutoCAD 2014

Neste artigo, mostraremos as principais ferramentas da interface e seus detalhes. Este artigo será focado na explicação e no posicionamento das duas interfaces no AutoCAD: clássica e nova. Você também poderá utilizar estes mesmos conceitos em versões anteriores do AutoCAD, pois a diferença é mínima.

História do AutoCAD:

O AutoCAD é um software mais usado para a criação de projetos e desenhos técnicos. O software oferece múltiplos recursos para os mais diversos profissionais das mais variadas áreas, como Engenharia, Arquitetura, Mecânica, Marketing, Animação, entre outra. Estes profissionais encontram no AutoCAD uma variedade de ferramentas para auxiliar os desenhistas, além de a sua interface favorecer  a utilização das ferramentas, facilitando o seu trabalho.

Por este motivo, o AutoCAD se tornou o software preferido para a criação de desenhos técnicos. CAD quer dizer “Computer Aided Desing” ou simplesmente “Projeto Auxiliado por Computador” e o AutoCAD é um software que enquadra na tecnologia CAD. Na verdade, AutoCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Office etc.

Sua história começa por volta de 1964, mas somente em 1982 a Autodesk apresentou o AutoCAD na Comdex, em Las Vegas, a versão 1.0. O software foi escrito inicialmente para vários sistemas operacionais, em especial para a arquitetura CP/M, mas também para o DOS e Unix. Desde seu lançamento, em 1982, o AutoCAD tem passado por inúmeras modificações e aprimoramentos e, desde então, várias versões vêm sendo lançadas. Nas versões mais recentes existem vários recursos para a visualização em diversos formatos.

Neste artigo, vamos abordar dois tipos de interface de trabalho, pois alguns usuários  preferem usar a interface nova dos produtos da Autodesk  e outros até hoje preferem a interface clássica, pois ainda é mais rápida para se trabalhar. A principal diferença está no fato de que para escolher com o mouse uma determinada ferramenta, muita vezes devemos clicar em vários locais para encontrá-la na nova interface. Em contrapartida, se você utilizar a clássica pode ter todas as ferramentas que quiser em sua tela sem precisar ficar trocando e procurando determinado comando ou elemento.

É lógico que existem pessoas que não gostam de nenhuma das duas interfaces e trabalham com apenas o teclado, digitando suas configurações e comandos de desenho e edição desses elementos. Para estas pessoas, pode até ser que elas não representam diferença. Inclusive, o usuário pode limpar a tela do AutoCAD e deixar a interface limpa, sem precisar de ferramenta alguma.

Iniciando o AutoCAD:

Para iniciar o AutoCAD em seu computador você pode acessá-lo através do menu INICIAR do Windows, na barra de tarefas, ou diretamente no seu ícone na área de trabalho, como mostra a figura abaixo:

Veja Iniciando AutoCAD pelo Iniciar ou pelo ícone do Desktop

Espere que a inicialização ocorra dentro do Windows ou outro Sistema Operacional:

Veja como é a Tela de Iniciação do AutoCAD 2014

Assim que iniciar, você também deverá fechar a tela de boas vindas que aparece sempre que o AutoCAD é iniciado pela primeira vez. Então, lembre-se de fechar esta tela inicial. Você também poderá selecionar uma opção que está no canto inferior esquerdo para que esta tela de boas vindas não apareça mais. Fica a seu critério. Veja um exemplo de outras versões do AutoCAD:

Veja a Tela Boas Vindas do AutoCAD 2013

Conhecendo a interface do AutoCAD:

No AutoCAD você encontrará diversas caixas e barras de ferramentas e painéis intuitivos dispostos pela interface, que são utilizados para executar um comando ou para a criação de desenhos. Aprenderemos um pouco sobre cada uma delas, além de sempre mostrar as duas interfaces. Primeiro para quem usa a interface nova e em seguida para quem usa a clássica.Vou mostrar a interface já pré-configurada e caso você queira usá-la com uma configuração profissional poderá ler o tutorial Clássica ou nova: saiba como configurar a interface do seu AutoCAD 2013, lembrando que pode ser aplicado em qualquer versão do software.

Esta é a imagem da tela inicial da interface nova quando o AutoCAD é iniciado:

Veja como é a Tela Principal do Autocad 2014 Interface Nova

E esta é a imagem da tela inicial da interface clássica:

Veja como é a Tela Principal do Autocad 2014 Interface Clássica

Barra de Títulos (Title Bar)

Esta barra indica o nome do aplicativo e do desenho ou arquivo que está sendo usado no momento. Dentro do Windows é comum este padrão:

Veja a Barra de Títulos do AutoCAD Novo

Veja Barra de Títulos do AutoCAD Clássico

Guias de Ferramentas (Nova) e Barra de Menus PullDown (Clássica)

Esta barra comporta quase todos os comandos do AutoCAD e também uma série de submenus. Os menus padrão desta barra são:

Interface nova:  chama-se guia de ferramentas – Home, Insert, Annotate, Layout, Parametric, View, Manage, Output, Plug-ins, Autodesk 360, Feature Apps e Express Tools.

Veja as Guia do AutoCAD 2014 Interface Nova

Interface clássica: chama-se Menus PullDown – File, Edit, View, Insert, Format, Tools, Draw, Dimension, Modify, Parametric, Windows, Help e Express.

Veja os Menus PullDown do AutoCAD 2014 Interface Clássica

Painéis de Ferramentas e Caixa de Ferramentas

Na interface nova são chamados de Painéis de Ferramentas e cada uma tem sua função. Se for pra desenhar objetos ou o que desejar, você poderá usar pela guia “Home” o painel “Draw”. Caso queira modificar o desenho, como redimensionar, mover, copiar, criar múltiplas cópias de um objeto etc. deverá ir na guia “Home” e no painel “Modify”. E assim por diante. Os painéis de trabalho ficam logo abaixo de cada Guia de Ferramentas:

Veja como trabalhar com os Painéis de Ferramentas AutCAD 2014 Interface Nova

Na interface clássica chamamos de Caixa de Ferramentas. Esta área depende das caixas de ferramentas que você habilita e posiciona de acordo com seu gosto (lembre-se de ler o artigo Clássica ou nova: saiba como configurar a interface do seu AutoCAD 2013. A ferramenta de desenho “Caixa de Ferramenta Draw” serve para desenhar objetos ou o que desejar. A barra de ferramentas padrão “Standard” contém os comandos mais utilizados do AutoCAD e clicando sobre qualquer botão você visualizará o nome do comando. A Caixa de Ferramentas Modify contém ferramentas para modificar o desenho, como redimensionar, mover, copiar, criar múltiplas cópias de um objeto, entre outros.

Veja como usar Caixas de Ferramentas no AutoCAD 2014 Interface Clássica

Ícone do Sistema de Coordenadas (UCS)

Este ícone nada mais é que um sistema de coordenadas do plano de trabalho. No AutoCAD o sistema de coordenadas é denominado UCS. O software aceita dois sistemas de coordenadas para posicionamento de objetos: Coordenadas Cartesianas e Polares. O ícone pode ser colocado em várias posições ou simplesmente ser desabilitado. Para isso, acesse o Menu PullDown “View” ou na guia “View”. Em seguida, procure a opção “Display” > “UCS Icon” > e escolha “On” para desligar/ligar. Também poderá digitar “UCSICON”, clicar em Enter e escolher a opção “off”. Para religar o ícone, siga os mesmos passos.

Veja onde fica o Ícone do Sistema de Coordenadas UCS no AutoCAD Novo

Veja onde fica o Ícone do Sistema de Coordenadas UCS no AutoCAD Clássico

Prompt de Comando

É através desta janela que o AutoCAD passa todas as informações, dados e opções que o programa necessita para a execução de qualquer comando. Portanto, não tire os olhos desta janela! Para executá-lo, basta digitar o comando na linha e pressionar a tecla ENTER para confirmar.

Veja a Localização do Prompt Comando no AutoCAD Novo

Veja a Localização do Prompt Comando no AutoCAD clássico

Barra de Status

Esta barra apresenta as coordenadas do cursor X, Y e Z e os botões das ferramentas que auxiliam na criação dos desenhos.

Veja onde se Localiza Barra de Status no AutoCAD Novo

Veja onde se Localiza Barra de Status no AutoCAD Clássico

Cursor Gráfico

É usado para selecionar os comandos, objetos ou pontos. Ele tomará diversas formas de acordo com o comando que executar e a maneira que configurar seu visual.

Representação do Cursor Gráfico AutoCAD 2014

Área de trabalho

Ela será sua prancheta de desenho e poderá comportar desde desenhos milimétricos até mega quarteirões em tamanho real, até mesmo em trabalhos nanométricos e de polegadas (usualmente nos EUA), e eles serão ajustados conforme a sua necessidade de visualização. Veja que estará desenhando apenas no modo MODEL.

Veja a Área de Trabalho Nova no modo MODEL do AutoCAD 2014

Veja a Área de Trabalho Clássico no modo MODEL do AutoCAD 2014

Com essas dicas vocês poderão se aprofundar e aprender mais sobre o  AutoCAD. Utilizando corretamente as suas ferramentas disponíveis é possível criar desde projetos menores até os mais complexos.

A curiosidade é fundamental para a aprendizagem, portanto, experimentem outras opções que os comandos lhes oferecem. O AutoCAD oferece várias formas para executar um mesmo comando e, após se acostumar com o ambiente software, você poderá tornar seu trabalho muito mais eficiente.

Espero que tenham gostado deste artigo, muito obrigado pela atenção e aproveitem para aprender cada vez mais. Se tiverem interesse em crescer nesta área, não deixem de conhecer os nossos cursos gratuitos de AutoCAD.

3 pensamentos sobre “Interfaces nova e clássica do AutoCAD 2014: conheça as principais ferramentas

    • CADguru diz:

      Olá José,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

  1. Ronivaldo Gonçalves teles diz:

    eu preciso urgente de uma ajuda pra fazer esse táo sonhado curso de graça, se tiver eu agradeço de coração, sou técnico em edificações e preciso dominar essas ferramentes tão importante pra o meu curriculo, abraço e boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *