Manipulação de Superfícies a partir de Breaklines no AutoCAD Civil 3D

visualizando superficie no civil 3d

As Superfícies são objetos do AutoCAD Civil 3D 2014 fundamentais durante a elaboração, edição, formatação e análise de informações e cenários em um projeto de infraestrutura. A partir delas podemos criar Modelos Digitais de Terrenos, com base em informações topográficas que facilitarão o entendimento referente ao local onde a obra será realizada.

visualizando superficie no civil 3d
Na imagem acima podemos visualizar uma Superfície criada no AutoCAD Civil 3D a patir do Estilo Visual Conceitual (Conceptual).

Devido a esta importância, o AutoCAD Civil 3D possui uma grande quantidade de ferramentas para que os usuários possam criar as Superfícies, mais que isso, para que possam editá-las e assim adaptar o terreno existente às necessidades dos projetos. Dentre estas ferramentas podemos citar as Boundaries e Breaklines.

modelo digital de terreno
Modelo de Superfície criada no AutoCAD Civil 3D 2014 representando um Modelo Digital de Terreno.

Falando um pouco mais das vantagens em trabalhar com estas superfícies no AutoCAD Civil 3D, podemos citar as várias ferramentas de análises, que fornecem ao usuário e projetista informações referentes a elevações, declividades, aspecto, entre outras que podem auxiliar na construção de mapas temáticos ou então na tomada de decisões em relação ao projeto criado.

Como em alguns momentos necessitamos adaptar a superfície ao terreno que será necessário no projeto, precisamos fazer uso de elementos de desenho que adaptem a superfície as necessidades do usuário, e as Breaklines surgem como essenciais na realização desta tarefa.

modelo digital de terreno com breaklines
Superfície modificada com Breaklines no intuito de melhorar a precisão do Modelo Digital de Terreno.

Na imagem acima podemos visualizar em detalhe uma modificação feita a partir de Breaklines em uma Superfície existente, para isso precisamos apenas transformar uma Polyline com elevação em Breakline.

Basicamente o que o usuário precisará fazer, para transformar a linha em Breakline é selecioná-la e em seguida utilizar as definições de Superfície para realizar a transformação. Na imagem abaixo apresentamos a linha que será transformada no vídeo que será apresentado logo abaixo. Notem que a Polyline utilizada possui elevações que a colocam acima do terreno existente, o que por exemplo, pode representar um barramento.

breakline
Na imagem acima podemos visualizar uma Polyline com elevação que será transformada em Breakline.

Para facilitar a apresentação do procedimento de criação de Breaklines, gravamos o vídeo a seguir para ensinar a vocês como utilizar uma Polyline com elevação para criar um barramento e assim manipular a Superfície existente. Se você ainda não conhece este procedimento, assista agora mesmo o vídeo abaixo!

Ao final deste procedimento, você terá um desenho muito parecido como o da imagem abaixo, onde podemos visualizar uma modificação no terreno existente exatamente no local onde a Polyline com elevações se encontrava. Notem que novas curvas de nível foram criadas modificando o terreno existente naquele local.

superficie com breakline
Superfície finalizada após a aplicação de Breaklines.

Com isso finalizamos este artigo onde foi apresentado e ensinado o procedimento para a criação de Breaklines a partir do uso de Polylines com elevações e consequente manipulação da Superfície.

Gostou do vídeo?

Conheça os Cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D e amplie seus conhecimentos!

Bons estudos!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *