Materiais e instrumentos utilizados para o desenvolvimento de desenhos técnicos mecânicos

Materiais do desenho técnico mecânico

Se você deseja iniciar no mundo do Desenho Técnico, neste artigo você encontra dicas sobre os principais materiais usados para começar a praticar. Saiba quais as principais ferramentas utilizados nessa área que está crescendo cada vez mais no ramo industrial. Se você pretende ingressar nesta carreira profissional ou está afim de saber um pouco mais venha participar desta conversa.

desenho técnico mecânico

Segundo algumas pesquisas, o Desenho Técnico é caracterizado pela sua normalização, ou seja, é padrão em qualquer lugar que se exerce e por sua apropriação em diversos conteúdos, como geometria descritiva, perspectiva, perspectiva isométrica, perspectiva cavaleira, perspectiva do arquiteto e o desenho geométrico.

Equipamentos utilizados no desenho técnico mecânico

Dentre todos os possíveis instrumentos que podem ser utilizados no desenvolvimento de desenhos técnicos mecânicos podemos citar: esquadros, régua T, transferidor, régua paralela, compassos, curvas francesas, régua flexível, escala triangular, lápis, lapiseiras e grafites, pranchetas, borracha, gabaritos e, independente  de qual seja o instrumento utilizado, o projetista deve ser capaz de criar traços firmes e nítidos, com pressão sobre os instrumentos considerada moderada, aprender a controlar a intensidade do traço, levando em consideração a pressão exercida no lápis e pela mudança de dureza da grafite.

Materiais do desenho técnico mecânico

Características das principais ferramentas

O Esquadro que é um instrumento do desenho técnico que é utilizado para a confecção de linhas retas verticais com o apoio de uma régua T ou paralela e para a criação de ângulos principais de 30º, 45º, 60º, 90º ou a combinação de outros ângulos com o auxílio de outros esquadros.

Modelo de esquadros

O Escalímetro ou régua tridimensional, material que auxilia a criação de desenhos com medidas seguindo a proporção de escalas variadas, preservando a medida real do desenho. O escalímetro tem seis tipos de escalas diferentes:

  • 1: 20 -um por 20
  • 1: 25 -um por 25
  • 1: 50 – um por 50
  • 1:75 – um por 75
  • 1: 100- um por 100
  • 1: 125- um por 125

Escalímetro tridimensional

A Borracha, que deve ser macia e utilizada para apagar qualquer que seja o desenho que foi feito de maneira equivocada. Se bem que um bom desenhista utiliza a borracha o mínimo possível.

Borracha

O Papel é o componente básico para o desenho técnico mecânico, que possui os formatos padronizados pela ABNT e tem como base o papel AO (A zero), do qual derivam os outros formatos.

Papel para o desenho técnico

A régua paralela ou régua T tem como principal objetivo o traçado de linhas horizontais paralelas. Prende-se esse material à prancheta através de um sistema de fios e roldanas, onde se consegue um deslizamento perfeito na mesa de trabalho.

Régua "T"

No Gabarito de formas encontram -se formas pré-definidas de acordo com a sua utilização para assim facilitar o desenvolvimento do desenho técnico.

Gabarito de formas

O Compasso é usado para fazer a criação de circunferências ou então marcações em segmentos, de acordo com medidas específicas.

compasso

Com o lápis ou a lapiseira, o desenhista consegue fazer o traçado de todo o desenho ou a criação da escrita técnica. Geralmente são usados três tipos de grafites no desenho técnico, são eles 2H, HB e 2B.

Lapsi utilizado no desenho técnico

Estes são alguns dos materiais necessários para iniciar seus desenhos técnicos. Se você tem interesse, a hora é esta! Compre seu material e bons estudos.

Leia também: O que é caligrafia técnica e como aplicá-la em desenhos técnicos mecânicos.

3 pensamentos sobre “Materiais e instrumentos utilizados para o desenvolvimento de desenhos técnicos mecânicos

  1. Cardoso diz:

    No artigo:Materiais e instrumentos utilizados para o desenvolvimento de desenhos técnicos mecânicos; a figura do compasso esta errado com o compasso eu tenho o raio da circunferencia não o diametro como esta indicado na figura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *