Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Análise de terreno a partir de seções transversais

Postado em: 17/04/2012 Nenhum comentário

Você já tentou visualizar um terreno em corte, utilizando algum software de geo processamento? Com o Civil 3D ficou muito mais fácil, leia abaixo.

O que iremos aprender?

Em nosso quinto módulo, Sample lines: Obtendo vistas de seção no Civil 3D, aprenderemos a criar vistas de seções transversais de nosso terreno, para isso utilizaremos sample lines associadas a um alinhamento e uma superfície.

Na primeira aula deste módulo, conheceremos as sample lines e as vistas de seção. Além disso, aprenderemos a interagir com estes objetos e a visualizarmos corretamente seus resultados, já que as vistas de seção são de extrema importância na elaboração de projetos de infraestrutura, pois fornecem uma visualização bidimensional do local estudado.

Sample Lines Civil 3D

Para obtermos um bom resultado, que melhor se adeque ao nosso projeto é de extrema importância inserir corretamente as sample lines em nossos projetos. Para isso, aprenderemos na segunda aula algumas formas de inserção. Estas formas podem ser manuais, a partir do estaqueamento ou polylines ou automática, tendo como base a distância entre cada sample line.

O método utilizado depende muito do tipo de projeto que você está trabalhando. Em projetos de infraestrutura, podemos em muitos casos utilizar as sample lines criadas por estaqueamento ou automaticamente, porém, em estudos hidráulicos, as seções devem ser inseridas perpendicularmente ao rio, principalmente em estudos de inundação. E para elaborá-las corretamente se faz necessário o uso de polylines, que posteriormente serão transformadas em sample lines.

Em nossa última aula, a aula três, aprenderemos a criar as vistas de seção, que são os resultados esperados a partir da inserção de sample lines. Essas vistas de seção são gráficos em duas dimensões, que nos mostram o perfil do terreno naquele local. Para que estas vistas de seções sejam construídas, o Civil 3D toma como base o eixo central que é representado por um alinhamento e a topografia do local, obtida por uma superfície.

Use e abuse desta ferramenta em seus projetos, pois você poderá criar uma vista de seção, ou até mesmo, várias de uma única vez.

Aguarde nossos próximos artigos.

 

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):