Estudo de Projeto com SketchUp

Plugin Modelur

Quem vem acompanhando os artigos sobre o SketchUp já percebeu que o software sofreu algumas mudanças estratégicas, após passar das mãos da Google para a Trimble.  O que muitos não sabem é que o SketchUp pode ser uma ferramenta mais poderosa na modelagem 3D do que se imagina.

Um dos grandes atrativos do SketchUp é justamente a simplicidade com que os comandos e ferramentas funcionam. Ele é um software praticamente intuitivo, que permite fazer modelagem de forma bem prática. Por ser assim tão simples, muitas vezes já foi confudido como um programa para realizar apenas alguns estudos ou uma maquete eletrônica de baixa qualidade, feita por iniciantes. Engana-se quem pensa dessa forma! Com o SektchUp é possível realizar uma série de trabalhos mais aprofundados nas áreas de Arquitetura, Interiores, Paisagismo, Urbanismo e até mesmo na parte de Orçamentos.

Para isso precisamos usar os grandes aliados deste software: os plugins! Existem alguns plugins que trazem ferramentas fantásticas e que incrementam muito as possibilidades de modelagem. Por exemplo, criar uma escada no SketchUp, face por face, não seria uma das tarefas mais agradáveis. No entanto com o plugin 1001 Bit Tools é possível criar escadas com apenas alguns cliques. O mesmo acontece com paredes, que já aparecem previamente desenhadas e são finalizadas totalmente agrupadas.

Os plugins possibilitam estudos que antes poderiam parecer muito complexos para uma ferramenta de modelagem tão simples quanto o SketchUp. Um bom exemplo disso é o plugin Modelur, que traz ferramentas de estudo de Urbanismo. Qual estudante de Arquitetura e Urbanismo nunca se deparou com uma série de mapas coloridos que, ao se sobreporem, viravam um conjunto de opções de adensamento?! Muito difícil? Não. Agora é bem simples: com esse plugin é possível inserir os dados da região trabalhada como número de pavimentos e recuos e o próprio programa nos diz quando algo não está de acordo com a legislação. É uma excelente ferramenta de estudo.

Estudo de Urbanismo com Modelur
Estudo de Urbanismo com Modelur

Falando em estudo, o SketchUp também pode ser visto como uma ótima ferramenta para estudos de projeto, tanto na parte volumétrica quanto estrutural. Ao trabalhar com Projeto de Interiores, por exemplo,  é possível estudar possibilidades de organização de ambientes, composição de painéis para esconder pilares e ressaltos de paredes, pré-visualizar os níveis de forro e estudar o mobiliário sob medida. O mesmo estudo pode ser feito para um projeto arquitetônico, visualizando as interferências de estrutura, telhado e escadas. Usando o SketchUp como um instrumento de projeto, conseguimos trabalhar diretamente em 3 dimensões, organizando depois o projeto em 2D, no tradicional molde plantas-cortes-fachadas. A vantagem é que assim, além de visualizarmos melhor a edificação ainda temos um produto final muito mais rico para apresentar ao cliente.

Projeto de Interiores eleborado no SketchUp
Projeto de Interiores eleborado no SketchUp

Para completar o estudo de edificações e interiores, ainda é possível utilizar o SketchUp para trabalhar todo o orçamento do seu projeto. Um plugin desenvolvido por uma equipe brasileira, chamado Bim Bom permite listar materiais e fazer orçamentos de forma rápida e sem muita complicação. Com ele é possível organizar fornecedores, definir preços de materiais e acabamentos, além de possuir uma boa biblioteca própria com fabricantes de todo o país. E o melhor: esse plugin é “made in Brazil”, com interface totalmente em português.

Então, se animou? Confira o vídeo abaixo e explore as possibilidades do SketchUp!

2 pensamentos sobre “Estudo de Projeto com SketchUp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *