Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

O que veremos em Modelagem de corredores?

Postado em: 19/04/2012 Nenhum comentário

Umas das principais obras de infraestrutura são as estradas, no Civil 3D você obtém as ferramentas necessárias para projetá-las.

O que iremos aprender?

Em nosso último módulo, o módulo 6: Modelagem de corredores, conheceremos este importante objeto, capaz de representar desde estradas até canais e barragens. Devido a sua complexidade, os corredores tem sido alvo de um certo preconceito, são poucos os projetistas que dominam com facilidade este tema.

Corredores AutoCAD Civil 3DEm nossa primeira aula, conheceremos este objeto, e suas particularidades. Aprenderemos formas de interação com corredores e a visualizá-los tridimensionalmente, já que um corredor é um objeto tridimensional criado a partir de alinhamentos, assemblies, perfis e superfícies.

Os assemblies são temas da segunda aula deste módulo, que apresenta este objeto, as formas de interagir com eles, além dos vários tipos fornecidos pelo Civil 3D. Os assemblies são representações geométricas de seções do nosso corredor, e para modelarmos um corredor é necessário que a elaboração destas seções seja feita a partir da escolha do subassemblie correto, levando em conta as características do seu corredor.

Na terceira aula, aprenderemos a criar o nosso assemblie, para isto conheceremos dois métodos diferentes. No primeiro, utilizaremos um assemblie pronto, muito utilizado em modelagem de ruas e estradas, e apenas iremos editar suas características para este se adequar ao nosso projeto. Já no segundo, utilizaremos alguns subassemblies genéricos para representarmos um canal trapezoidal a partir de um corredor.

Em nossa última aula, aprenderemos a criar nosso corredor. Basicamente, precisaremos de um alinhamento inserido em uma superfície, de uma assemblie e de um perfil. Assim que nosso corredor estiver pronto, aprenderemos a ferramenta Drive, que nos fornece uma visualização como se estivéssemos caminhando pelo corredor, o que com certeza facilita na hora de visualizarmos algumas imperfeições no modelo.

Este foi o último módulo do Curso de AutoCAD Civil 3D, aguardem que em breve teremos novos cursos desta área. Espero que tenham gostado, até a próxima.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):