Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Os Comandos Sweep e Loft no Desenvolvimento das Superfícies

Postado em: 23/04/2012 Nenhum comentário

Atualmente é difícil falar em projetos de qualquer área da indústria sem antes falar de um sistema CAD 3D como o SolidWorks, já é um hábito desenvolver em 3D ideias conceituais de bens de consumo e também de todos os equipamentos e maquinários envolvidos na fabricação de produtos. Para que tudo isso seja feito com muita praticidade, cada vez mais o SolidWorks tem avançado em seus recursos de modelamento, para criar corpos sólidos e criar superfícies.

Os recursos usados para desenvolver modelos em corpos sólidos quase sempre são à base de um projeto com geometrias mais simples, isso não quer dizer que o projeto não possua grande complexidade em seus mecanismos funcionais. No entanto, quando temos que desenvolver projetos mais ligados ao design de produtos ou mesmo ao design de máquinas e equipamentos, a melhor maneira de fazer isso é utilizando os recursos de superfícies, com eles temos muito mais liberdade para criar formas geométricas realmente bonitas e inovadoras.

Comandos Loft e Sweep

No módulo 4: O comando Sweep e Loft no desenvolvimento das superfícies, veremos alguns recursos e comandos novos. De todos os recursos de superfícies, os que queremos dar mais destaque nesse artigo são os comandos de loft e sweep, isso porque com esses recursos é que se torna possível criar as mais complexas e arrojadas superfícies de um produto. Com certeza todos os recursos de superfícies possuem sua fundamental importância, porém quando falamos de loft ou de sweep estamos falando de muito mais possibilidades e opções disponíveis ao projetista para dar asas à sua imaginação.

Vamos entender um pouco melhor porque os recursos de sweep e loft são significativamente importantes no desenvolvimento de geometrias complexas dentro de um projeto, estudaremos agora cada um deles em particular, bem como suas opções e suas possíveis configurações.

O recurso de loft

Recurso Loft

O objetivo desse recurso é criar geometrias por meio de transições entre perfis (sketches), o loft de superfície pode ser criado através de dois ou mais perfis abertos ou fechados, sendo que o primeiro ou o último perfil pode ser um simples ponto. Uma das vantagens de usar o recurso de loft é que todas as entidades (sketches, curvas-guia, pontos, linhas de centro e etc.) usadas em sua aplicação, poderão sempre fazer parte de um mesmo sketch 3D.

Ao passo que usamos o loft para criar geometrias de superfícies podemos realizar uma série de configurações quando na aplicação do comando, essas configurações fazem grande diferença no comportamento da geometria em relação à sua continuidade ou concordância com todo o restante do projeto. Vejamos abaixo todas as opções possíveis de serem configuradas:

  • Perfis
  • Restrição inicial/ final;
  • Curvas-guia;
  • Parâmetros de linha de centro;
  • Ferramentas de esboço;
  • Recurso fino;
  • Opções (mesclar faces, fechar loft, exibição e mesclar resultados);
  • Escopo do recurso.

Fazendo uso desse recurso de forma correta são muitas as possibilidades que podemos alcançar, o loft de superfície é uma poderosa ferramenta para criar facilmente geometrias complexas de um projeto de qualquer natureza.

O recurso sweep

Recurso Sweep

Com o sweep (ressalto/base varrido) podemos criar superfícies de uma seção ou perfil que percorrerá um caminho, mas para isso devemos observar algumas importantes regras:

  • O perfil ou seção poderá ser aberto ou fechado para criar geometrias de superfícies;
  • O caminho pode ser aberto ou fechado;
  • O caminho poderá ser um grupo de curvas dentro de um mesmo sketch ou também um grupo de curvas ou arestas de um modelo;
  • Sempre o caminho deverá interceptar o perfil ou a seção;
  • O perfil ou seção, o caminho e o corpo resultante nunca poderão se autointerceptar;
  • As curvas-guia devem estar coincidentes ou com o perfil ou seção, ou com um ponto no perfil ou seção.

Quando aplicamos o recurso de sweep também podemos configurar várias opções que o comando disponibiliza para que a geometria de superfície alcance o objetivo correto em concordância com o projeto que está sendo desenvolvido. Vejamos abaixo essas opções:

  • Perfil e caminho;
  • Opções;
    • Tipo de orientação / torção
    • Tipo de alinhamento
      Obs.: Nesse ponto é possível realizar uma série de configurações usando subopções para criar a superfície por sweep.
  • Curvas-guia
  • Tangência inicial / final

Aqui também é possível criar uma infinidade de geometrias complexas usando um simples perfil ou seção e um caminho, podemos adicionar curvas-guia e configurar a aplicação do comando para obter o resultado desejado no projeto.

A integração dos comandos de sweep e loft

Por fim podemos integrar os comandos de sweep e loft para criar corpos de superfícies muito interessantes, todo o design de automóveis e outros produtos que costumamos ver no nosso dia a dia são desenvolvidos com esses tipos de ferramentas. Apesar de serem ferramentas cheias de opções e configurações, elas também são muito simples de serem usadas, e é por isso que o SolidWorks tem conquistado grande fatia no mercado que está voltado à fabricação de bens de consumo e outros tipos de produtos fabricados na indústria.

Confira o quarto módulo O comando Sweep e Loft no desenvolvimento das superfícies do Curso SolidWorks 2012 Superfícies que o CADguru está oferecendo e aprenda a usar não somente os recursos de loft e sweep, mas também todos os outros recursos de superfícies do SolidWorks 2012.

Leia também

Comentários (0):