Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Os diferentes ambientes de trabalho do AutoCAD 2014

Postado em: 15/04/2014 Comentários (2)

O AutoCAD 2014 é um importante software na área de Desenho Auxiliado pelo Computador, em inglês, CAD. Seu sucesso se deve ao fato de estas ferramentas auxiliarem os usuários durante a criação de projetos nas mais diversas áreas, tornando assim a criação destes projetos mais rápida e precisa.

Com a evolução deste software, o número de ferramentas oferecidas em cada versão aumentou, e para que os usuários continuassem tendo acesso facilitado a elas. o AutoCAD evoluiu, primeiramente. com a criação da Ribbon, que resume em Guias e Menus as ferramentas mais acessadas de acordo com cada necessidade.

grupos de ferramentas na ribbon

A Ribbon organiza as ferramentas mais acessadas para cada situação de acordo com grupos de ferramentas.

Além disso, foram criados os Espaços de Trabalhos, no inglês, Workspaces, que reúnem um conjunto de ferramentas exclusivas para a criação de determinados tipos de desenhos. Na imagem abaixo apresentamos as opções de Espaços de Trabalhos do AutoCAD 2014.

diferentes workspaces

Visualizando as diferentes opções de Workspaces, ou Espaços de Trabalho, do AutoCAD 2014.

Ou seja, os Espaços de trabalho, organizam as ferramentas e controla a interface do AutoCAD 2014 de forma que cada um deles seja voltado para um determinado tipo de desenho. Como padrão, o Workspace “Drafting e Annotation” é carregado ao iniciarmos o software, no entanto, podemos ver que existem as opções para desenhos 3D e o AutoCAD Clássico.

Nas imagens abaixo, apresentaremos a interface do AutoCAD 2014 para cada um destes Espaços de Trabalhos e comentaremos sobre algumas particularidades.

Workspace Drafting e Annotation

O Workspace Drafting e Annotation é o mais conhecido por parte dos usuários do AutoCAD. Sua interface é voltada para facilitar a criação de desenhos em duas dimensões e inserção de textos, rótulos e cotas. Podemos dizer que este é o espaço de trabalho que oferece uma gama mais geral de ferramentas e que podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de projetos.

espaco de trabalho drafting e anotation

O Workspace Drafting E Annotation reúne as ferramentas necessárias para a criação dos mais diferentes tipos de projetos no AutoCAD 2014.

Na imagem abaixo apresentamos a Ribbon deste Workspace, notem que nela encontramos os comandos mais comuns de desenho, modificação e edição, como por exemplo, os comandos Line, Polyline, Circle, Array, Offset, Layers, Textos e opções de colagem.

opcao padrao da ribbon

A Ribbon do Workspace Drafting e Annotation é a opção padrão do AutoCAD 2014.

Workspace 3D Basics

O Workspace 3D Basics é voltado para a criação de objetos tridimensionais da forma mais simples. Sendo assim, a sua interface e sua ribbon possui as ferramentas voltadas para a criação de cubos, esferas, cilindros entre outras ferramentas de desenhos 3D. Na imagem abaixo, apresentamos a interface do Workspace 3D Basics.

espaco de trabalho 3d basics

O Workspace 3D Basics possui uma interface e um conjunto de ferramentas agrupados de forma a facilitar a criação de objetos 3D no AutoCAD 2014.

Se analisarmos a ribbon deste espaço de trabalho, poderemos visualizar que somente alguns comandos de modificação se encontram disponíveis para acesso rápido. Além disso, notamos que as guias também mudaram, surgindo agora a opção de Renderização.

ribbon espaco de trabalho 3d basics

A Ribbon do Workspace 3D Basics possui ferramentas próprias para a criação de objetos 3D.

Na imagem abaixo, apresentamos alguns tipos de desenhos que podem ser facilmente criados neste espaço de trabalho, utilizando as ferramentas oferecidas na ribbon.

solidos do workspace 3d basics

Visualizando sólidos 3D que foram criados a partir das ferramentas do Workspace 3D Basics.

Workspace 3D Modeling

O Workspace 3D Modeling é voltado para a criação de desenhos tridimensionais mais complexos do que aqueles criados no espaço de trabalho 3D Basics. Notem, a partir da imagem abaixo, que quando acessamos esta opção, a interface do AutoCAD 2014 mudará mais uma vez.

espaco de trabalho 3d modeling

O Workspace, ou Espaço de Trabalho, 3D Modeling possui uma interface e um conjunto de ferramentas voltadas para a criação de objetos 3D mais complexos.

Se analisarmos sua ribbon veremos que uma gama mais completa de ferramentas será apresentada, o que já era de se esperar em um espaço de trabalho voltado para a criação de desenhos 3D mais complexos. Notem que há uma união entre as ferramentas dos Workspaces Drafting e Annotation com o 3D Basics, além disso, algumas novas guias surgem, como por exemplo, as opções Surface, Parametric e Mesh.

ribbon do espaco de trabalho 3d modeling

A Ribbon do Workspace 3D Modeling possui as ferramentas necessárias para criarmos com facilidade objetos 3D mais complexos.

Na imagem abaixo podemos visualizar um objeto criado neste espaço de trabalho.

exemplo de objeto 3d

Exemplo de objeto 3D criado a partir das ferramentas do Workspace 3D Modeling do AutoCAD 2014.

Workspace AutoCAD Classic

E para os mais saudosistas existe o ambiente AutoCAD Classic, que é muito parecido com as versões mais antigas do AutoCAD. Neste espaço de trabalho encontramos as ferramentas dispostas em Menus, ao contrário das demais opções que apresentam as ferramentas dispostas na Ribbon. Veja a imagem abaixo.

espaco de trabalho autocad classic

O Workspace AutoCAD Classic possui uma interface muito parecida com as versões mais antigas do AutoCAD.

Ou seja, para aqueles usuários que não se adaptaram bem à Ribbon ou preferem trabalhar com menus, este workspace é sem dúvida o mais indicado.

Vale ressaltar que a escolha do Workspace mais indicado depende do tipo de trabalho que você desenvolve, já que terá acesso rápido às ferramentas voltadas para a execução do seu trabalho, no entanto, qualquer comando do AutoCAD, seja ele voltado para os projetos de um determinado espaço de trabalho, ou não, pode ser acessado via linha de comando.

Com isso, finalizamos este artigo sobre os Espaços de Trabalho no AutoCAD 2014, onde foram apresentadas as interfaces e ribbon de cada um deles. Caso você ainda não conheça muito bem este software não deixe de visitar agora mesmo nossa página de cursos gratuitos de AutoCAD no portal CADguru.

Até a próxima, pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Jose Luiz barbosa em 23/04/2014:

    Quanto custa o cad 2.104

    Responder
    • CADguru em 24/04/2014:

      Olá José,

      Para verificar o valor do software acesse: AutoDesk.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):