Trabalhando com blocos no AutoCAD

A criação do AutoCAD foi um marco na elaboração de projetos para engenharia, já que possibilitou a criação de vários tipos de desenhos de forma prática e com possibilidade de revisão e correção imediata. Além de possibilitar a criação de desenhos, este software possui ferramentas que facilitam a execução de tarefas repetitivas, como a inserção de um transformador em um circuito. Neste artigo conversaremos sobre os blocos, que  nos permitem inserir objetos com facilidade em projetos no AutoCAD.

Conjunto de blocos
Conjunto de blocos

Um pouco de história…

Quando comecei a trabalhar com o AutoCAD, ainda na versão R14, fiquei pasmo com a facilidade que era desenhar um projeto elétrico, sem réguas, canetas, bastava pressionar o F8 e uma linha ficava perfeita!

Como em projetos elétricos, além das fiações utilizávamos inúmeros símbolos que representavam os componentes, decidimos na época criar uma biblioteca de componentes onde pudéssemos buscar com facilidade os componentes a serem utilizados nos projetos. Foi então que conheci os blocos do AutoCAD pela primeira vez.

O processo era simples, desenhávamos os componentes, e em seguida este era armazenado como bloco utilizando um nome simples. Na hora de desenhar o projeto, era só inserir o bloco e pronto!

Blocos no AutoCAD

Voltando ao presente, vejo que os blocos ainda são muito utilizados em projetos, porém a facilidade é ainda maior pois várias empresas criaram e disponibilizaram seus blocos em páginas da Internet. Outras, mesmo não disponibilizando seus blocos pela internet, terceirizam serviços e fornecem aos projetistas contratados os blocos necessários para manter a padronização da empresa.

Outro ponto importante de se ressaltar é que com a evolução do AutoCAD os blocos também foram evoluindo e hoje podemos trabalhar com os blocos dinâmicos, que se adaptam automaticamente ao nosso projeto, além de blocos tridimensionais, que podem ser inseridos e visualizados de várias formas, vejam o exemplo desta árvore fornecida pelo Civil 3D:

Centro de desenhos da Autodesk
Centro de desenhos da Autodesk

Na imagem acima vemos o Desing Center da Autodesk, esta ferramenta reúne um conjunto de blocos que pode ser utilizado nos mais diversos tipos de projetos de engenharia, sendo assim, você encontra várias formas de trabalhar com blocos em seus projetos, seja desenhando cada um pessoalmente, buscando blocos prontos na internet ou então utilizando blocos fornecidos nas versões do AutoCAD.

Se você ainda não trabalha com blocos em seus projetos, venha conhecer nossos cursos, onde você aprenderá a desenhar e inserir blocos com facilidade fazendo com que você possa desenvolver seus projetos com facilidade.

Esse registro foi postado em Sem categoria e marcado .

9 pensamentos sobre “Trabalhando com blocos no AutoCAD

    • CADguru diz:

      Olá Arnaldo,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

  1. Gezilene diz:

    eu sei muito pouco de cad, e queria saber mais, pois quando agente se apaixona quer conhece o por quer se aqpaixono. voute para a escola só por causa deste programa, quero terminar meus estudos, e me aperfeissoar. No cad, me ajude a descobrir por onde começar. Que tipo de curso fazer? pois ja fiz o cad, tradicional, qual o proximo caminho, quer devo sequir? Grata se responder…

  2. CLAUDINEI TEVES diz:

    COMO CONFIGURAR COTAS NO PROJETO EM 3D. RECEBI UM PROJETO EM 2D, COPIEI E TRANSFORMEI EM OUTRO ARQUIVO EM 3D. A CONFIGURAÇÃO JÁ VEIO DE ORIGEM COM O PROJETO 2D. NA HORA DE COTAR O PROJETO 3D, A COTA POSICIONA-SE DENTRO DA TELA, PORÉM NÃO PRÓXIMO AO DESENHO QUE PRETENDO COTAR. COM CONFIGURAR A UCS PARA QUE A COTA ACOMPANHE O NOVO PROJETO EM 3D ?

    • CADguru diz:

      Olá Claudinei,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *