O que é caligrafia técnica e como aplicá-la em desenhos técnicos mecânicos

Caligrafia técnica

Coma já sabemos, tudo que está relacionado ao desenho técnico mecânico segue uma padronização, desde a linha do traçado do desenho até a construção da peça. Seguindo este mesmo princípio, a ABNT/ISO também estipulou uma norma para padronizar a escrita em desenhos técnicos.

Essa padronização se dá pela norma NBR 8402, onde constam especificações que indicam a pontuação e também a escrita em geral por meio da chamada caligrafia técnica. Como já sabemos, essas padronização garante um entendimento de qualquer que seja o responsável pela interpretação técnica.

Caligrafia técnica

Com isso, temos que ter atenção e seguir todas as características que são determinadas pela norma, cujas medidas dos caracteres escritos, que são a largura, o espaçamento entre os caracteres, espaçamento entre as linhas, espaçamento entre as palavras e a espessura da linha, são totalmente definidas com base na altura das letras maiúsculas. A razão estre essas alturas é de 21/2, que é a mesma razão utilizada na configuração dos papeis da série “A”.

Leia também: Formatos de folhas padronizados para desenhos técnicos.

Deve-se também aplicar a mesma largura da linha, tanto nas letras maiúsculas quanto nas letras minúsculas, e os caracteres devem ser feitos de maneira que as linhas se cruzem ou se toquem, aproximando-se de um ângulo reto.

Tabela com proporções e dimensões da Caligrafia Técnica

A normalização da NBR disponibiliza ainda uma tabela com todas as  proporções e dimensões desses caracteres citados.

Normalização da proporção da escrita técnica

Contudo, devemos estar atentos não apenas nas normas específicas para o desenho técnico, como também nos preocupar com o desenvolvimento de toda a escrita técnica que estará presente em nosso desenho.

Gostou deste artigo? Saiba também o que é uma seção de corte e como usá-la em desenhos técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *