O que é o pós-processador dos softwares de CAM

Programação CNC

Antes de mais nada, precisamos entender que o pós-processador é uma ferramenta que funciona como uma espécie de tradutor utilizada pelos softwares de CAM, que têm basicamente a função de transformar a linguagem de programação criada nos software em uma linguagem que seja compreendida pela máquina CNC. E, com o passar do tempo, os pós-processadores ainda ganharam uma função de otimizar cada vez mais os códigos gerados, permitindo uma alta eficiência produtiva da programação nas respectivas máquinas.

O pós-processador pode tanto aumentar como até mesmo esconder uma tecnologia, dependendo da sua aplicação, e isso levando em conta que essa ferramenta é responsável por fazer a união de duas tecnologias distintas: área da programação e área da usinagem. E, entender como se aplica toda a tecnologia dos pós-processadores, fará com que nós, os programadores, possamos utilizá-la da melhor forma possível.

exemplo de um pós-processador

Simplificando, os pós-processadores funcionam como uma espécie de ponte entre o software de CAM e a máquina CNC.

Os pós-processadores

Todos os sistemas de CAM têm a facilidade e as ferramentas adequadas para gerar um ou mais tipos de arquivos NC, que contêm uma linguagem de programação chamada de neutra. Ou seja, podem ser utilizadas em qualquer máquina ferramenta CNC, onde temos a geração de códigos em um formato binário chamado “CL DATA”. Geralmente é escrito em uma linguagem chamada de APT, que significa “Ferramentas Automaticamente Programadas”, desta forma, é possível aceitar uma grande diversidade de definições simbólicas e geométricas por meio de uma programação em condições absolutas.

Hoje em dia já existe no mercado uma grande quantidades de máquinas CNC mais flexíveis, onde é possível efetuar uma programação com uma certa “folga” na escolha dos códigos de programação nesses arquivos NC chamados de neutros. Ainda existem, porém, muitas máquinas-ferramenta em que a seleção dos códigos de programação são limitados, tanto no seu tipo quanto na disposição.

Programação CNC

Pode-se considerar que o ato de pós-processar é uma parte de imaginável importância dentro da automatização industrial, onde se tem como principais responsáveis também essa sincronização: o programador e o responsável pela produção.

Do “outro lado da moeda” temos as máquinas CNC, que precisam de informações simples para que a interferência do operador seja a menor possível, pois, a principal vantajem desse tipo de máquina é a sua eficiência em junção com velocidade e segurança, tudo isso se tratando de um trabalho de uma linha de produção com qualidade.

Por esses e outros motivos, cada vez mais os engenheiros que fazem a criação desses famosos pós-processadores trabalham arduamente para criar ferramentas capazes de efetuar essa transmissão de dados entre o software de CAM e a máquina CNC de uma forma rápida e eficiente, com programas leves e que tenham a capacidade de criar uma usinagem om apenas a leitura de uma quantidade mínima de códigos de programação.

Gostou deste artigo? Leia também: Quais os cuidados no manuseio de uma ferramenta de usinagem de torno e fresadora.

RelatedPost

Esse registro foi postado em CAM e marcado .

Um pensamento sobre “O que é o pós-processador dos softwares de CAM

  1. Geovane diz:

    Olá gostaria de saber sobre uma dúvida .

    Faço programa no cimatron e uso o pós mitsubishi meldas , esse programa roda em outra maquiná.
    com outro comando?

    Grato

    Geovane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *