O que é uma seção de corte e como usá-la em desenhos técnicos

Corte total

Se você trabalha na área industrial provavelmente tem acesso a inúmeros desenhos técnicos. Com isso, já se deparou com a representação gráfica de um produto, onde seus detalhes internos são um pouco complexos de serem interpretados. Muitas vezes, apresentam uma grande quantidade de linhas onde não é possível identificar o que está sendo representado. Nesses casos, a representação por corte se faz necessária para o esclarecimento de tais detalhes.

Leia também: Margens de tolerância usadas em desenhos técnicos

A representação de um desenho técnico em corte se caracteriza por imaginar o produto seccionado por um ou até mais de um plano de corte, onde se apaga uma das duas partes que esse plano intercepta. A ideia da seção em desenho técnico é a de se imaginar que a peça onde está sendo aplicada tal técnica está sendo “partida” ou até mesmo “quebrada”, por um plano de intersecção.

Plano de corte 

A seção de corte é representada através da linha que chamamos de traço ponto idêntica que representa a simetria de um desenho técnico, apenas com a diferença de conter nas extremidades traços mais longos que os demais. Na representação de corte devemos ao final desta linha de partição identificar o corte por letras maiúsculas do nosso alfabeto, não devemos repetir a mesma letra de identificação em um mesmo desenho e com o ponto de vista para o corte representado por setas que mostram o seu sentido. E não há problema se por uma necessidade a linha de seção coincidir com a linha de simetria.

O plano de corte, também chamado de plano secante, é sempre indicado em outras vistas mostrando onde se encontra o corte.

Corte parcial 

Sempre que se executa um corte, deve-se representar as zonas onde foi cortado com um preenchimento por meio de hachuras, linhas finas (em aço) equidistantes e traçadas a 45° em relação ao eixo de simetria da peça ou em relação ao contorno da peça. O desenho de representação das hachuras tem uma variação na sua forma em relação ao material que está sendo cortado, ou seja, o desenho que representa a hachura do aço é diferente da representação do bronze, que é diferente da representação do plástico.

Tipos de representação de hachuras 

Tipos de cortes nas peças

Ainda se tratando de cortes em desenho técnico, temos algumas divisões quanto ao tipo de corte nas peças, onde:

O corte total é aquele que intercepta a peça em seu comprimento total.

Corte total
CORTE TOTAL

O meio corte é aplicado principalmente em peças cilíndricas, onde é conveniente cortar a peça apenas em um pedaço para observar tanto a sua parte interna quanto a externa.

Meio corte

O corte parcial é usado apenas quando se corta um pedaço da peça em que desejamos fazer uma visualização detalhada.

Corte parcial

Estas são as principais características desse recurso, que é um dos mais aplicados no desenho técnico. Se você deseja iniciar o aprendizado nessa área de atuação estas são algumas dicas, e se você que já trabalha na área e precisa complementar seu desenho, provavelmente os planos de corte irão te ajudar.

Gostou deste artigo? Então, conheça também os formatos padronizados de folhas usadas em desenhos técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *