Passo a passo de como inserir a relação de parafuso em uma montagem no SolidWorks 2013

Como inserir a relação de parafuso no SolidWorks

Inserir relação de parafuso em uma montagem no SolidWorks 2013 pode nos ajudar a representar corretamente a física de determinado projeto. Este tipo de relação faz com que as peças combinadas se movam a partir da revolução, simulando o efeito de rosca sobre as peças.

O passo de uma rosca

Antes de explicarmos como inserir a relação de parafuso na montagem, precisamos apresentar o conceito do passo de rosca. O passo da rosca é a medida entre um filete e outro, sendo assim, a medida em que um parafuso avança a cada revolução dada.

Representação do passo de rosca

Inserindo a relação de parafuso

Dentro da montagem, quando temos uma peça com rosca externa e outra com rosca interna da mesma dimensão (no nosso caso M4x0.7 – Rosca métrica M4 com passo 0,7mm) podemos aplicar a relação de parafuso. Para inserir esta relação, vamos em Posicionar > Posicionamentos Mecânicos > Parafuso.  Clicamos na opção de Distância/revolução e colocamos o passo da rosca.

Como inserir a relação de parafuso no SolidWorks

Como a porca já estava travada na origem, nossa montagem só pode se mover rotacionando o parafuso, causando assim um avanço no sentido da rosca igual ao passo a cada revolução.

Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks conheça nosso curso gratuito de SolidWorks 2013 Avançado.

Related Post

2 pensamentos sobre “Passo a passo de como inserir a relação de parafuso em uma montagem no SolidWorks 2013

    • CADguru diz:

      Olá Renato,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *