Prova da centelha para a identificação do tipo de aço que está sendo utilizado

Dentro do mundo da mecânica existem muitos trabalhos que são muito bem fundamentados e possuem uma grande biblioteca de conhecimento para sua execução. Mas existem algumas ações que podem ser feitas através do ganho constante de experiência. Muitas decisões tomadas no chão de fabrica, ainda provém do conhecimentos adquiridos ao longo do ano por especialistas que estão lá, no dia a dia da produção.

Uma dessas decisões é a definição de qual tipo de aço está sendo utilizado. Apesar da evolução tecnológica que temos com o passar dos anos, existem resultados que ainda não são obtidos de maneira imediata, como por exemplo, os de ferros fundidos, aços-carbono e os aços-liga que podem ser identificados por análises químicas. Porém, utilizando a experiência, profissionais que possuem bastante habilidade prática conseguem identificar o tipo de aço de forma simples e imediata, utilizando a prova da centelha.

A prova da centelha consiste em encostar, levemente, a amostra de ferro ou aço no rebolo de uma esmerilhadeira em funcionamento, de preferência no escuro. Isso permite ao operador observar a cor, o aspecto e a luminosidade das centelhas, o que exige bastante habilidade, prática e vivência do operador que está executando o teste.

Para facilitar o reconhecimento do aço, temos a seguir uma tabela que ilustra os tipos de centelhas de cada tipo aço:

Teste de centelha

Com esta tabela temos a possibilidade de comparação das centelhas obtidas na prática com a centelha da ilustração. Agora basta treinar para que sua experiência seja tão grande de chegar ao ponto de não precisar de uma comparação. Lembrando que essa experiência prática, faz sim, toda diferença no chão de fábrica, mas também é bom salientar que como este teste leva em consideração apenas a experiência do operador, pode apresentar dúvidas quanto ao resultado final, a certeza mesmo terá apenas com resultados químicos específicos.

Bom trabalho!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *