Quais os cuidados no manuseio de uma ferramenta de usinagem de torno e fresadora

Eixo árvore de uma fresadora em movimentos giratórios.

Hoje em dia muito se fala em segurança no trabalho, quando se trata especificadamente do assunto para o manuseio de máquinas-ferramentas, como tornos e fresadoras (CNC e convencionais), a atenção precisa ser redobrada. Estas máquinas possuem diversas partes que se movem automaticamente, tanto no sentido rotacional, como por exemplo a placa que fica indexada no eixo árvore do torno e o suporte da ferramenta que é fixada no eixo árvore da fresadora, quanto no sentido linear, onde podemos citar o carro transversal nos tornos e a mesa nas fresadoras.

Placa de um torno em trabalho (girando)
Placa de um torno em trabalho (movimento giratório)

 

Eixo árvore da fresadora em trabalho (girando)
Eixo árvore da fresadora em trabalho (movimento giratório)

 

Carro transversal e longitudinal do torno (movimento linear)
Carro transversal e longitudinal do torno  (movimento linear)

 

Mesa de uma fresadora (movimento linear)
Mesa de uma fresadora  (movimento linear)

Estas partes que foram citadas requerem o máximo de atenção do operador, pois roupas largas, colares, pulseira etc. podem facilmente se prender e provocar um acidente muito grave.

EPI’s para manuseio de máquinas-ferramentas

Em toda a área da indústria, em qualquer atividade que apresente o mínimo possível de risco à integridade física, é obrigatoriamente recomendado o uso de equipamento de proteção individual, os chamados EPI’s. Esses equipamentos são responsáveis por minimizar ou evitar o risco de acidentes provocados por funções específicas. Cabe à empresa que esteja prestando serviço disponibilizar os itens necessários para garantir a segurança, como por exemplo, óculos de proteção, protetor auricular, capacetes, luvas e outros itens.

Dependendo do tipo de serviço realizado ou da função, os equipamentos de proteção podem variar. Por esse motivo, cabe ao fabricante de cada máquina identificar no produto os itens de proteção necessários para a utilização da mesma.

Como o nosso assunto é referente a proteção em tornos e fresas, vou citar alguns EPI’s necessários para operação dessas máquinas-ferramentas:

  • Óculos de proteção;
  • Sapatos;
  • Botas;
  • Protetor auricular;
  • Abafadores;
  • Avental.

Temos que tomar muito cuidado, no entanto, porque se certos tipos de proteção não forem empregados corretamente, em vez de proteger, elas podem provocar acidentes, como por exemplo, o uso de luvas em tornos e fresadoras. De maneira alguma pode-se usar esse tipo de proteção nesse tipo de máquina. As luvas podem ficar presas nas partes móveis da máquina e causar um acidente.

Equipamento de proteção individual (EPI's) utilizados em tornos e fresadoras
EPI’s utilizados em tornos e fresadoras

Com todos esses “perigos”, o ideal é monitorar esses procedimentos. Com esse objetivo foi criada a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), responsável por supervisionar a segurança no trabalho dentro de uma empresa. A CIPA é composta por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, com o intuito de prevenir acidentes causados dentro da indústria.

Apesar de a empresa ser responsável por fornecer os equipamentos essenciais à função, o maior responsável pela segurança no desempenho de suas atividades é você .

4 pensamentos sobre “Quais os cuidados no manuseio de uma ferramenta de usinagem de torno e fresadora

  1. Erika Costa diz:

    Suas informações me ajudaram muito estou fazendo Curso técnico de segurança do trabalho na CEFET em Angra. Esses detalhes dos EPIs foram fundamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *