O recurso Flange Contínuo – Complementando o projeto em chapas metálicas no SolidWorks

Flange Contínuo Perfil Perpendicular - SolidWorks

Irei abordar hoje o assunto que falará sobre como fazer uso do recurso Flange Contínuo no ambiente de chapas metálicas do SolidWorks, dessa forma vou dar sequência à série de artigos que estou criando sobre este ambiente de trabalho do SolidWorks. O recurso Flange Contínuo irá complementar o projeto que está sendo desenvolvido em chapas metálicas no SolidWorks, com ele é possível criarmos regiões de dobra no modelo que posteriormente também poderão ser planificadas para o dimensionamento total da área do modelo.

Flange Continuo - SolidWorks
Flange Continuo - SolidWorks

 

O Flange Contínuo assim como todos os outros recurso do ambiente de chapas metálicas do SolidWorks também é muito fácil de ser usado, a partir de um modelo já existente podemos criar um esboço de forma esquemática e aplicar o recurso sem muitas complicações. O resultado final após a aplicação do recurso é extremamente satisfatório, conseguimos desenvolver partes dobradas do modelo realizando as mais diversas configurações nessas dobras para essas dobras.

Conhecendo o recurso Flange Contínuo

Conforme citado a aplicação desse recurso irá permitir a aplicação de regiões dobradas no modelo de forma dinâmica, também é importante salientar que se a dobra desejada interceptar ou passar por varias arestas do modelo, o espaçamento entre as dobras também poderá será configurado para que a planificação da chapa metálica ocorra com perfeição.

Para aplicar o recurso o processo é muito simples, devemos desenhar um esboço utilizando a ferramenta de linha em uma das faces do modelo que já existe, esse esboço desenhado com linhas poderá ter o perfil desejado da dobra e necessariamente deve estar perpendicular à região onde queremos desenvolver a dobra conforme ilustra a imagem abaixo.

Flange Contínuo Perfil Perpendicular - SolidWorks
Flange Contínuo Perfil Perpendicular - SolidWorks

 

A aplicação do recurso

Em primeiro lugar é preciso desenhar o perfil da dobra perpendicular ao local onde vamos desenvolver a flange de dobra por meio de um esboço onde usaremos a ferramenta de linha para criar o perfil, o desenho pode esboçar uma simples linha reta ou também pode ser composto por linhas ligadas entre si.

O próximo passo é selecionar o perfil que criamos com o esboço e clicarmos sobre o botão que corresponde ao recurso de Flange Contínuo na barra de ferramentas de chapas metálicas do SolidWorks, realizando essa tarefa ja será possível visualizar parcialmente o resultado que iremos obter com aplicação do recurso.

No momento em que estamos aplicamos o recurso podemos definir várias configurações para a dobra que será criada, as principais configurações possíveis será a definição de queremos ou não aplicar a opção de tangencia para que a dobra se propague por arestas tangentes. Caso se utilize a opção de tangencia também será possível definir o espaçamento entre as dobras criadas bem como a posição inicial e final da dobra, para isso basta inserir valores no campo Iniciar/Finalizar Offset na barra de propriedades do comando à esquerda da janela.

Façam vários testes aplicando o recurso de Flange Contínuo no ambiente de chapas metálicas do SolidWorks e vejam como é simples a utilização dessa ferramenta.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “O recurso Flange Contínuo – Complementando o projeto em chapas metálicas no SolidWorks

  1. Onécio Carvalheira Concário diz:

    Bom dia Thiago,
    Estou tomando conhecimento dos seus cursos e gostando deles. Se me permite gostaria da sua opinião com relação ao que segue.
    Uma empresa que tem seus desenhos feitos em AutoCAD 2D ou IntelliCAD 2D, e deseja migrar para um programa 3D, qual seria mais objetivo e indicado para tal, o Inventor ou o SolidWorks?
    Atenciosamente,
    Onécio

    • CADguru diz:

      Olá Onécio,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *