Regra da mão direita para programação de fresadoras CNC

Fresadoras com os eixos

Todas as máquinas ferramenta CNC são comandadas por um sistema de coordenadas cartesianas na elaboração de qualquer perfil geométrico de usinagem. Para que a máquina possa trabalhar com as posições especificadas e determinadas pelo programador, estas têm que ser programadas (declaradas para a máquina CNC) em um sistema de referência, que corresponde aos sentidos dos movimentos das mesas de trabalho e do eixo árvore, isso podendo acontecer simultaneamente ou não.

Os eixos em questão das fresadoras CNC são: eixos X, Y e Z, onde o eixo X representa a movimentação vertical da mesa, o eixo Y representa a movimentação horizontal da mesa e o eixo Z que representa a movimentação de subida e descida do eixo árvore da fresadora CNC, sendo assim podemos dizer que o sistema de coordenadas da máquina fresadoras CNC é formado por todos os eixos existentes fisicamente na máquina.

Para melhorar o entendimento dessa questão de posicionamento e movimentação dos eixos, podemos contar com a chamada regra da mão direita, onde as direções dos eixos seguem a regra, e devemos pensar que programamos sempre a trajetória da ferramenta.

Regra da mão direita

Entendendo a regra da mão direita

Na “regra da mão direita” para um sistema tridimensional, são utilizados três eixos perpendiculares, ou seja, à 90° entre si, que podem ser designados através dos dedos da mão direita. Onde:

  • O dedo polegar: indica o sentido positivo do eixo imaginário, representado pela letra X.
  • O dedo indicador: aponta o sentido positivo do eixo Y.
  • O dedo médio: mostra o sentido positivo do eixo Z.

Temos um adendo, já que nas máquinas ferramenta o sistema de coordenadas determinadas pela regra da mão direita pode variar de posição em função do tipo de máquina, mas sempre seguirá a regra apresentada, onde os dedos apontam o sentido positivo dos eixos imaginários e o eixo Z será coincidente ou paralelo ao eixo árvore principal (conforme DIN-66217). Abaixo temos um exemplo dos eixos representados nas fresadoras:

Fresadoras com os eixos

Seguindo essa regra fica muito mais fácil a interpretação dos eixos na hora da programação. Bom trabalho!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *