A rugosidade é determinada em qualquer superfície que apresenta em seu processo de fabricação uma operação de remoção de material, seja serrar, limar, plainar, furar e etc., além dos processos de conformação, como laminação, extrusão, estampagem e demais.
A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos, onde ela influi principalmente nos seguintes itens:
- Qualidade de deslizamento
- Resistência ao desgaste
- Possibilidade de ajuste com acoplamento forçado
- Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes
- Qualidade de aderência que a estrutura oferece às camadas protetoras
- Resistência à corrosão e à fadiga
- Vedação
- Aparência
É muito importante saber que partes de um sistema mecânico que trabalham em contato, sob determinado carregamento, durante um certo período de tempo acabam sofrendo desgaste. Nos rolamentos e engrenagens temos um tipo particular de desgaste que é aquele causado pela fadiga de contato, que ocorre em componentes submetidos a altas pressões cíclicas de carregamento.
Causadores da rugosidade
A grandeza, a orientação e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas, que, entre outras, são:
- Imperfeições nos mecanismos das máquinas-ferramenta
- Vibrações no sistema peça-ferramenta
- Desgaste das ferramentas
- O próprio método de conformação da peça
Para a avaliação da rugosidade devemos levar em consideração normas regulamentadoras. Segundo a norma NBR 6405/1988, temos os seguintes parâmetros de rugosidade:
- Comprimento de amostragem (cut-off)
- Comprimento médio de 5 medições
- Comprimento total de medição
- Comprimento para atingir a velocidade de medição
- Comprimento para parada do apalpador
Aparelho de medição da rugosidade
O rugosímetro é um dos instrumentos utilizados para medir a rugosidade. O funcionamento do rugosímetro consiste, basicamente, em fazer percorrer a superfície da peça com um apalpador que possui um sensor que o toca. O apalpador é acionado por um sistema mecânico que lhe permite movimentar-se para a frente e para trás, visando fazer a varredura da superfície da peça.
Os parâmetros de rugosidade devem sempre estar de acordo com os critérios pré-determinados para cada tipo de trabalho e consequentemente para cada processo de fabricação. Esse acabamento superficial é de extrema importância no universo da mecânica, devendo ser levado em consideração e seguido a risca, seguindo as determinações especificadas tanto pelo cliente quanto pelas normas regulamentadoras.