SolidWorks 2013: Tutorial de como criar recursos em faces cilíndricas

Como executar o recurso em direção à face da peça

Uma dúvida comum que surge quando estamos aprendendo as funcionalidades do SolidWorks 2013 é a de como criar recursos em faces de peças cilíndricas, como no caso abaixo.

Recurso em peça de face cilíndrica no Solidworks 2013
Exemplo de recurso em peça de face cilíndrica

Os recursos do SolidWorks 2013 são gerados a partir de esboços que estão contidos em regiões planas, e como uma face cilíndrica não é uma região plana surge um problema ao modelar uma “orelha”, como no caso acima. Para solucionar este problema, podemos criar o recurso através de um plano, conforme demonstraremos neste tutorial.

Inserindo novo plano no SolidWorks 2013

Uma maneira rápida de inserir um novo plano é copiando um plano já existente. Neste caso, posicionei o cursor em cima do plano superior, segurei a tecla “ctrl”, cliquei e arrastei o plano, criando assim uma cópia dele. Para entender melhor confira no vídeo.

Como criar um novo plano no SolidWorks 2013
Criando um novo plano

Criando o esboço

Agora que temos um plano em direção à face, criamos o esboço do recurso desejado, no nosso caso, um retângulo que dará origem ao recurso.

Saiba como criar o esboço de um novo plano no Solidworks 2013
Criando o esboço no novo plano

 

Executando o recurso

Agora criamos um ressalto extrudado em direção à peça, e podemos então utilizar a condição de fim do recurso configurada como até a superfície e então selecionar a face da peça. Com isso, o recurso fica do plano até a superfície. Para este caso, utilizamos um ângulo de saída de 6°.

Com estas etapas, conseguimos criar a orelha da nossa peça completamente parametrizada e tocando exatamente a superfície. Diversos casos podem ser solucionados desta forma, onde criamos um novo plano que dará origem ao recurso e então utilizamos a condição de “Até a superfície”.

Como executar o recurso em direção à face da peça
Executando o recurso em direção à face da peça

Se você deseja aprender mais sobre o SolidWorks, conheça nosso curso de SolidWorks 2013 Básico.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *