Sub Montagem Flexível no CATIA V5

sub montagens catia v5

É comum ao criar montagens no CATIA V5 ou em outro software CAD surgir a necessidade de criar grupos de peças para organizar melhor o projeto. Esses pequenos grupos de peças normalmente são organizados em um arquivo de montagem secundário, chamado de Sub Montagem (SM), que por sua vez é inserido na montagem principal.

sub montagens

Uma sub montagem pode se comportar de duas formas distintas dentro de um projeto no CATIA  V5, ela pode ser uma Sub Montagem Rígida ou pode ser uma Sub Montagem Flexível.

Quando criamos uma sub montagem em que as peças estão totalmente restritas por “Constraints” e não possuem nenhum movimento ou grau de liberdade, nesse caso, não terá importância a condição da sub montagem, pois ela sempre será uma sub montagem rígida.

Sub Montagem Rigida

Por outro lado, quando criarmos uma montagem que possui movimento em algum componente, essa montagem poderá ser inserida na Montagem Principal como uma sub montagem rígida ou flexível.

Ícones Sub montagem rígida e flexível

Quando inserimos uma sub montagem em uma montagem principal, essa SM vem com uma condição rígida, ou seja, ela não possui os movimentos da sub montagem. É como se você tivesse inserido um único componente na montagem principal.

Para essa sub montagem realizar os movimentos que foram definidos ao cria-la é necessário alterar a condição dessa SM rígida para uma Sub Montagem Flexível. Para fazer isso selecione a sub montagem na árvore de projetos e clique na ferramenta Flexible/Rigid Sub-Assembly.

Alterando sub montagem para flexível

Nessa condição, você poderá realizar os movimentos da sub montagem dentro da montagem principal.

Quer aprender mais sobre o software? Conheça nosso curso básico gratuito de CATIA V5 ou então outros lançamentos em nossa loja.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *