Surpreenda-se com as ferramentas de Mapas Online da Autodesk

Imagens do google earth

Uma das ferramentas contidas em versões anteriores que os usuários mais sentem falta, é sem sombra de dúvidas a de interação com o Google Earth, onde era possível obter superfícies e imagens de qualquer lugar do mundo com facilidade.

imagens do google earth
O Civil 3D não possui, em novas versões, ferramentas para obtenção de imagens do Google Earth.

Além da grande facilidade em obter informações de topografia, o AutoCAD Civil 3D  também possuía uma ferramenta extremamente útil, que permitia aos usuários visualizar no Google Earth o resultado de um determinado projeto de infraestrutura. Veja na imagem abaixo um exemplo de uso desta ferramenta.

visualizando objeto no google earth
Visualizando um objeto do AutoCAD Civil 3D no Google Earth.

No entanto, atualmente, a Autodesk oferece uma ferramenta extremamente útil, que pode ser usada no AutoCAD, AutoCAD Civil 3D entre outros, que permite aos usuários visualizar imagens de satélite e de mapas diretamente em seu software através de uma parceria com os mapas Bing. Esta ferramenta se chama Mapas Online.

imagens aereas
Visualizando imagens aéreas a partir da ferramenta Mapas Online da Autodesk.

Acessando a ferramenta Mapas Online

A ferramenta Mapas Online foi criada para facilitar a visualização de projetos criados a partir dos softwares da Autodesk em seus locais reais. Basicamente, o usuário precisará de uma conta da Autodesk 360 e um servidor de internet para acessar todas as vantagens desta ferramenta. Para criar sua conta, acesse o Autodesk 360.

crie uma conta da autodesk
Para ter acesso à ferramenta Mapas Online crie uma conta da Autodesk.

Como nosso foco neste artigo é apresentar a ferramenta de Mapas Online, iremos utilizar o software AutoCAD Civil 3D 2014 para mostrar o procedimento de acesso a esta ferramenta. Sendo assim, abra o programa e siga os passos abaixo.

1- Primeiramente, precisamos acessar a conta da Autodesk no software. Basta clicar no canto superior esquerdo da sua tela, na opção Sign In, e proceder com o acesso a conta da Autodesk 360.

faça login na conta da autodesk
Clique em Sign in para acessar sua conta da Autodesk no AutoCAD Civil 3D 2014.

2 – Uma vez tendo acessado a sua conta, o seu nome de usuário será apresentado neste mesmo local onde você inseriu seus dados de cadastro da Autodesk 360.

boas vindas
Visualizando a janela de boas vindas do AutoCAD Civil 3D 2014 após acessar a Autodesk 360.

3 –  Caso você não acesse a sua conta longo de início, você poderá acessá-la posteriormente, quando for utilizar a ferramenta Mapas Online.

4 – Agora que já acessamos a conta da Autodesk, basta digitar o comando Geo na linha de comando. Este comando iniciará a ferramenta Geograpich Location.

comando geo
Utilizando o comando Geo para acessar a ferramenta Geographic Location no AutoCAD Civil 3D 2014.

5 – Notem, que para um melhor funcionamento da ferramenta, é aconselhável definir um Sistema de Coordenadas para o desenho. Veja na Imagem abaixo que o Sistema de Coordenadas “Sirgas 2000.UTM Zone 23 S” foi adotado para este desenho.

visualizando o sistema de coordenadas
Visualizando o sistema de coordenadas adotado no desenho.

6 – Ao iniciarmos o comando Geo na Linha de Comandos, o Civil 3D  perguntará se queremos utilizar o georeferenciamento de mapas ou de arquivos. Neste ponto basta escolher a opção Map.

selecione a opcao map
Selecione a opção Map para geo referenciar o desenho.

7 – Em seguida nos será apresentada uma nova janela de nome Geographic Location, onde poderemos escolher a posição geográfica do desenho.

visualizando a janela geographic location
Visualizando a janela Geographic Location do AutoCAD Civil 3D 2014.

8 – Vejam que nesta janela já aparece a opção de Sistema de Coordenadas que foi adotado anteriormente, assim como a opção para selecionarmos a unidade de medida e o fuso horário.

detalhamento da janela geographic location
Visualizando a janela Geographic Location de forma detalhada.

Se você está gostando do tutorial, aproveite para conhecer a Loja Virtual Cursosguru. Saiba mais sobre o Curso de AutoCAD Civil 3D Avançado e prepare-se para o mercado de trabalho!

Como na imagem acima, o Civil 3D 2014 já buscou as informações do Sistema de Coordenadas adotado a partir dos ajustes de desenho, nós precisaremos apenas trocar o fuso horário. Veja a imagem abaixo.

alterando o fuso
Alterando o Fuso Horário da ferramenta Geographic Location.

9 – Feitas as modificações basta clicar em Continue e escolher um ponto de inserção da referência Geográfica. Neste caso, vamos utilizar as coordenadas  (4551330,7520477).

escolhendo o ponto de insercao
Escolhendo o ponto de inserção do marcador de referência geográfica.

Observe o resultado na imagem abaixo:

visualizando a imagem aerea
Visualizando o resultado da ferramenta Geographic Location.

Agora que já aprendemos como acessar a ferramenta Mapas Online da Autodesk, vamos interagir com ela.

Interagindo com a ferramenta Mapas Online

Para mostrar a interação com a ferramenta Mapas Online do AutoCAD Civil 3D 2014, gravamos um vídeo para que vocês possam melhor visualizar as diferentes opções dos Mapas Online da Autodesk.

No vídeo apresentado abaixo, mostramos o uso de imagens aéreas a partir dos Mapas Online e também o uso de mapas, chamado de imagens de estradas que possui a aparência aplicada em GPS. Vale a pena conferir!

Com isso, finalizamos este artigo onde foi apresentada a ferramenta Mapas Online da Autodesk. Lembramos também que estas e outras ferramentas podem ser visualizadas em nosso escopo de Cursos de AutoCAD Civil 3D.

Até a próxima pessoal!

2 pensamentos sobre “Surpreenda-se com as ferramentas de Mapas Online da Autodesk

    • CADguru diz:

      Olá Marco,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *