Tipos de operação de torneamento

Na usinagem existem diversos tipos de operações que fazem com que o processo de remoção de material do aço possa tomar uma forma desejada, levando em consideração características dimensionais específicas.

Uma dessas operações é o torneamento, que nada mais é do que a combinação de dois movimentos da máquina-ferramenta utilizada (torno): o movimento de rotação da peça que fica fixa no eixo árvore com o movimento da ferramenta que está fixa no castelo. Existem alguns casos especiais que podemos inverter esses movimentos, a peça fica fixa e quem gira é a ferramenta. A movimentação da ferramenta pode executar dois movimentos, o movimento ao longo da peça para que se obtenha um diâmetro menor da peça ou então o movimento da ferramenta em direção ao centro da peça, para se resultar no faceamento.

Dentro da operação de torneamento, ainda se consegue ter divisões, ou seja, a operação de torneamento pode ser decomposta em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas, dados de corte e também para a programação de certas operações.

Abaixo temos uma ilustração dos tipos de operações de torneamento que se consegue obter:

Operações de torneamento

Lembrando que todas essas operações de torneamento se tornam totalmente viáveis com a aplicação correta da ferramenta de usinagem adequada, ou seja, cada operação requer um cuidado especial para a ferramenta de torneamento.

Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *