Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça as diferentes formas de adotar Sistemas de Coordenadas no AutoCAD Civil 3D 2014

Postado em: 09/06/2015 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D 2014 permite que seus usuários utilize várias ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas para a elaboração de diversos tipos de projetos na infraestrutura. A partir destas ferramentas, podemos criar superfícies, corredores, analisar terrenos e utilizar imagens de satélites, como por exemplo, as imagens ASTER e SRTM.

Visualizando imagem de satelite no civil 3d 2014

Visualizando uma imagem do Satélite SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014 com estilo alterado.

Na maioria dos projetos criados no Civil 3D 2014, o uso de informações georefenciadas se torna extremamente necessária, já que a partir delas, é possível visualizar e analisar os desenhos em suas coordenadas reais, o que torna mais fácil a apresentação dos resultados obtidos.

Devido a isso, o Software conta com uma gama de sistemas de coordenadas e Datums que podem ser usados, possibilitando aos usuários utilizar informações georreferenciadas de praticamente qualquer lugar do mundo.

Sistemas de coordenadas no civil 3D

Nesta imagem podemos visualizar algumas opções de Sistemas de Coordenadas disponíveis.

Neste artigo, apresentaremos duas formas diferentes de adotar um Sistema de Coordenadas no Civil 3D 2014, assim como as principais vantagens em adotar tais sistemas logo no início do projeto, para que possamos trabalhar com as informações referentes do local onde está sendo realizada alguma obra de infraestrutura.

Visualizando superficie georeferenciada

Utilizando a ferramenta Mapas Online da Autodesk em um desenho georeferenciado para visualizar o local do projeto.

Formas de adotar um Sistema de Coordenadas no AutoCAD Civil 3D 2014

Para adotarmos um Sistema de Coordenadas no AutoCAD Civil 3D 2014, precisamos escolher a opção adequada em uma de suas bibliotecas de Sistemas de Coordenadas e Datum. É interessante ressaltar, que como o Civil 3D 2014 possui espaços de trabalhos diferenciados, ele também possuirá bibliotecas de sistemas de coordenadas diferentes.

Biblioteca de Sistemas de Coordenadas do Workspace Civil 3D

No espaço de trabalho do programa, você poderá escolher um sistema de coordenadas e um Datum de forma extremamente simples. Basicamente, o que você precisará fazer é acessar os ajustes do desenho. Para isso, é só acessar a guia Settings da Toolspace.

Acessando a guia settings no civil 3D

Acessando a guia Settings da Toolspace do AutoCAD Civil 3D 2014.

Após clicar na guia Settings da Toolspace, basta que o usuário clique com o botão direito no nome do desenho e em seguida selecione a opção Edit Drawing Settings.

Selecione edti drawing settings civil 3D

Selecione a opção Edit Drawing Settings para acessar as opções de Sistemas de Coordenadas.

Selecionando a opção Edit Drawing Settings, você terá acesso aos ajustes iniciais de um desenho. A partir da janela que será apresentada você poderá escolher a unidade do desenho, o fato de transformação de pés para metros, o sistema de coordenadas, entre outras configurações.

Janela espaco de trabalho civil 3d

Visualizando a Janela Edit Drawing Settings do espaço de trabalho Civil 3D.

Para que você possa ter acesso a biblioteca de sistemas de coordenadas do espaço de trabalho Civil 3D, escolha uma Categoria na opção “Categories”, que como padrão apresenta a opção “No Datum, No Projection”. Veja na imagem abaixo algumas das opções de Categorias.

Categorias no autocad civil 3D

Visualizando algumas categorias de Sistemas de Coordenadas do AutoCAD Civil 3D 2014.

Ao selecionarmos uma Categoria, podemos escolher uma opção dentre as disponíveis para a categoria adotada. Por exemplo, caso você escolha a Categoria Brasil, poderá selecionar os Sistemas de Coordenadas Sirgas 2000, SAD 69, WGS 84, Córrego Alegre, entre outros.

Visualizando as opcoes de sistemas de coordenadas civil 3D

Visualizando as opções de Sistemas de Coordenadas da categoria Brasil no AutoCAD Civil 3D 2014.

Ao adotar um Sistema de Coordenadas, o usuário estará georrefenciando o seu projeto e poderá desfrutar de algumas funcionalidades que o Software oferece para projetos georrefenciados. Sendo assim, após escolher a Categoria, e em seguida o Sistema de Coordenadas, basta clicar em OK para adotar estas opções para o desenho. Veja a imagem abaixo.

Finalize a escolha do sistema de coordenadas civil 3D

Clique em OK para finalizar a adoção do Sistema de Coordenadas escolhido.

Uma das vantagens de se trabalhar com projetos georreferenciados no espaço de trabalho Civil 3D, é a opção de utilizar os Mapas Onlines da Autodesk, o que facilita a visualização de um determinado projeto de infraestrutura a partir do uso de imagens de satélites representando o local da obra.

Visualizando mapa

Visualizando o local do empreendimento a partir do uso dos Mapas Onlines da Autodesk e Sistema de Coordenadas.

Outra vantagem em trabalhar com objetos georreferenciados, é poder exportá-los com facilidade para outros softwares, mantendo assim as características originais do projeto.

Está gostando do tutorial? Conheça os Cursos de AutoCAD 2014 e aprenda muito mais!

Exportacao para sdf civil 3D

Janela de exportação do AutoCAD Civil 3D 2014 para o formato SDF.

Biblioteca de Sistemas de Coordenadas do Espaço de Trabalho Planning and Analysis

O Espaço de Trabalho Planning and Analysis do Civil 3D 2014, oferece aos usuários as ferramentas para a criação de mapas com facilidade. Devido a isso, a sua biblioteca de sistema de coordenadas é um pouco diferente da do espaço de trabalho Civil 3D. Na verdade, esta biblioteca é idêntica à do AutoCAD Map 3D.

Para que você possa acessar esta biblioteca, altere seu espaço de trabalho para Planning and Analysis.

Altere o espaco de trabalho civil 3D

Altere o espaço de trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014 para a opção Planning and Analysis.

Em seguida, acesse a guia Map Setup da Ribbon do espaço de trabalho Planning and Analysis.

Acesse a guia map setup no Civil 3D

Acesse a guia Map Setup para visualizar as opções de Sistemas de Coordenadas do espaço de trabalho Planning and Analysis.

Na guia Map Setup, escolha a opção Assign, para que possa ter acesso a biblioteca de Sistemas de Coordenadas do espaço de trabalho Planning and Analysis.

Clique em assign biblioteca civil 3D

Clique na opção Assign para ter acesso a biblioteca de Sistemas de Coordenadas do espaço de trabalho Planning and Analysis.

Ao clicarmos em Assign, teremos acesso a biblioteca de sistemas de coordenadas. Notem que esta biblioteca é totalmente diferente da encontrada no espaço de trabalho padrão, o Civil 3D.

Coordinate system assign civil 3D

Visualizando a janela Coordinate System-Assign que contém as opções de Sistemas de Coordenadas.

Para escolhermos o sistema de coordenadas adequado, podemos utilizar de várias formas diferentes de pesquisa. No entanto, clicaremos na opção Search e em seguida digitaremos as iniciais do Datum que adotaremos.

Utilizando palavras chaves civil 3D

Utilizando de palavras chaves para facilitar a busca pelo Sistema de Coordenadas desejado.

Clique no sistema de coordenadas desejado e em seguida clique em Assign, para que esta opção seja adotada para o seu desenho.

Selecione o sistema de coordenadas no autocad civil 3D

Escolha o Sistema de Coordenadas adequado e em seguida clique na opção Assign para adotá-lo no desenho.

Ao retornarmos ao AutoCAD Civil 3D 2014, poderemos visualizar que o sistema de coordenadas escolhido, se encontra adotado para todo o desenho. Veja a imagem abaixo, onde apresentamos a barra de status do software.

Visualizando o sistema de coordenadas civil 3D

Visualizando o Sistema de Coordenadas adotado a partir da barra de Status do AutoCAD Civil 3D 2014.

Nas imagens abaixo apresentamos a diferença entre duas imagens de satélite, do tipo SRTM, inserida no Civil 3D 2014. Notem que as imagens são idênticas, no entanto, a primeira não possui sistema de coordenadas adotado, enquanto que na segunda sim.

Visualizando imagem com sistema de coordenadas no civil 3D

Visualizando uma imagem de satélite no AutoCAD Civil 3D 2014 com a adoção de um Sistema de Coordenadas.

Na imagem sem o sistema de coordenadas adotado, podemos notar uma diferença nas cores e tonalidades da imagem.

Visualizando imagem sem sistema de coordenadas civil 3D

Visualizando a mesma imagem apresentada acima, no entanto sem Sistema de Coordenadas adotado.

Com isso finalizamos este artigo, onde foram apresentadas duas formas diferentes de adotar um sistema de coordenadas no AutoCAD Civil 3D 2014. Para facilitar o aprendizado de vocês, nosso autor, Rafael Colucci, gravou um vídeo onde apresenta algumas observações em relação aos dois métodos de adotar um sistema de coordenadas no Civil 3D. Vale a pena assistir!

Lembrando que em nossos cursos gratuitos de AutoCAD, vocês poderão encontrar estas e outras ferramentas em vídeo aulas gratuitas. Conheça também os novos Cursos de AutoCAD civil 2014.

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):