Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Programação de usinagem com avanço linear e velocidade programada

Postado em: 08/09/2014 Nenhum comentário

Os códigos de programação das máquinas CNC, que é uma espécie de linguagem que toda máquina CNC utiliza para interpretar o que deverá ser feito na usinagem, são únicos para cada uma das operações de trabalho que se fazem necessário para se conseguir executar a usinagem desejada e também  para facilitar todo o desenvolvimento do programa CNC, pelo motivo de serem totalmente padronizadas e por possuírem funções de grande ação com apenas alguns algarismos de digitação.

Com isso em mente, não poderia ser diferente para determinar para as máquinas CNC, como executarem um movimento linear com uma velocidade de locomoção programada. Eu estou falando do código de programação “G 01“.

Códigos G de programação

Este código de programação que pode ser utilizado tanto em tornos CNC, quanto em fresadoras CNC, (isso irá depender da programação dos eixos de posicionamento), é responsável por executar movimentos com um avanço programado (código de programação “F”), para uma determinada posição, seja ela em referência ao ponto zero peça, ou então partido para uma posição incremental atual, isso depende dos parâmetros de usinagem definidos pelo programador.

Com o vídeo a seguir podemos entender melhor um pouco da utilização do código de avanço programado:

Sintaxe de programação

Seguindo os padrões da programação temos a seguinte sintaxe de programação, para que os devidos movimentos sejam realizados com perfeição.

G 01_______ X_______ Y_______ Z_______ F_______ (fresadoras CNC)

G 01_______ X_______  Z_______ F_______ (tornos CNC)

Onde:

X = coordenada do ponto final do movimento linear referente ao eixo X.

Y = coordenada do ponto final do movimento linear referente ao eixo Y.

Z = coordenada do ponto final do movimento linear referente ao eixo Z.

F = velocidade de avanço (medido em mm/min ou então em mm/rotação)

Seguindo toda essa parametrização, teremos então o devido resultado para a utilização deste código de programação que é usado durante a maior parte da usinagem, pois é este código que é o específico para a aplicação na hora de fazer a remoção de material no trabalho de usinagem das peças nas máquinas CNC.

Quer aprender a programar de graça? Confira o  Curso gratuito de CNC Básico, e comece agora mesmo!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):