Tutorial: como criar pontos manualmente no AutoCAD Civil 3D 2013

linha de comando

No AutoCAD Civil 3D 2013 a utilização de pontos para representar terrenos é algo comumente utilizado, sendo estes pontos muitas vezes provenientes de medições de topografia, assim como imagens de satélite. No entanto, em alguns casos, se faz necessária a criação de novos pontos que tornem um determinado projeto mais confiável.

Neste artigo ensinaremos como criar pontos manualmente no AutoCAD Civil 3D. Para isso, utilizaremos algumas ferramentas disponíveis no conjunto de comandos de criação de pontos, que poderão ser facilmente encontradas na guia Home da Ribbon.

Pontos no AutoCAD Civil 3D
Pontos no AutoCAD Civil 3D

Para isso, seguiremos o tutorial que é apresentado a seguir onde criaremos os pontos, alteraremos seus parâmetros de elevação e descrição e visualizaremos se o ponto foi corretamente criado a partir da visualização de suas propriedades.

1 – Crie um arquivo novo a partir do menu Arquivo do AutoCAD Civil 3D. Como Template, escolha a opção AutoCAD Civil3D (Metric) NCS. Caso não deseje utilizar este template, utilize algum que tenha como base o sistema métrico de unidades.

escolhendo a template
Escolhendo a template.

2 – Acesse a guia Home da Ribbon e encontre, no canto superior esquerdo, o menu Points. Veja a imagem abaixo.

encontrando o menu points
Localizando o menu Points

3 – No menu Points, encontraremos um grande número de maneiras de criar pontos no AutoCAD Civil 3D, veja a imagem abaixo onde apresentamos todas estas opções.

tipos de pontos
Formas disponíveis de criar pontos no AutoCAD Civil 3D

4 – Clique na opção Point Create Tools, localizada no topo da lista. Ao fazer isso, a seguinte janela será apresentada. Veja a imagem abaixo.

janela create points
Janela Create Points

Antes de darmos continuidade no procedimento, vamos analisar melhor esta janela apresentada, chamada Create Point. Veja que na imagem abaixo chamamos a sua atenção para duas áreas em destaque desta janela.

detalhamento
Detalhamento da janela Create Points

A primeira parte, que chamamos na imagem de 1, é uma barra que contém todas as formas para criar pontos, que foram apresentadas na quarta imagem deste tutorial, ou seja, tanto pela Ribbon como pela ferramenta Create Points poderemos acessar todas as formas de criar pontos no AutoCAD Civil 3D. Já a segunda parte, que chamamos de 2 na imagem, é o local onde poderemos inserir os parâmetros de cada ponto que será criado. Um exemplo de parâmetro é a elevação do ponto, que pode ser inserida manualmente pelo usuário ou então pode ser obtida automaticamente a partir de uma superfície.

Agora que já entendemos um pouco melhor essa janela, daremos continuidade ao tutorial.

5 – Clique na primeira opção das ferramentas de criação de pontos, localizada no canto superior esquerdo da janela e clique na opção Manual. Veja na imagem abaixo como realizar este procedimento.

forma de criacao de pontos
Escolhendo a forma de criação de pontos

Notem que ao clicar na opção Manual, o AutoCAD Civil 3D solicita ao usuário que informe o local onde o ponto será criado. Isto pode ser visualizado a partir da Linha de Comando do AutoCAD Civil 3D 2013.

linha de comando
AutoCAD Civil 3D solicitando o local onde será criado no novo ponto.

6 – Contudo, antes de escolher o local onde o ponto será criado, vamos alterar alguns parâmetros deste ponto que será criado, para isso clique no símbolo de positivo (+) ao lado da opção Points Creation.

acessando points creation no AutoCAD Civil 3D
Acessando as opções Points Creation.

Ao fazer isso, o AutoCAD Civil 3D nos apresentará os parâmetros de pontos que poderão ser alterados a partir desta opção. Veja na imagem abaixo quais parâmetros poderemos alterar na opção Points Creation.

opcoes points creation

Visualizando as opções de criação de pontos.

Na imagem apresentada acima, podemos visualizar os parâmetros que poderemos alterar na opção Points Creation. Notem que a primeira parte destas opções se refere às coordenadas dos pontos, como, por exemplo, as coordenadas Geográficas Latitude – Longitude, no entanto, a parte mais importante para nós se refere às opções Prompt For Elevetions, Point Names e Descriptions. Estas opções nos permitem alterar a elevação, o nome e a descrição do ponto, respectivamente. Na imagem abaixo apresentamos as opções de elevação que podem ser utilizadas para a criação de um ponto.

formas de inserir a elevacao do ponto
Formas de inserir a elevação de um determinado ponto.
  • Automatic – Esta opção permite ao AutoCAD Civil 3D obter automaticamente as elevações de pontos a partir de superfícies ou outros objetos que possuam elevações.
  • Manual – Esta opção permite ao usuário inserir, manualmente, as elevações de cada ponto.
  • None – Esta opção faz com que o AutoCAD Civil 3D crie os pontos sem nenhum valor de elevação.

7 – Em Prompt For Elevations escolha a opção Manual; em Prompt For Point Names escolha a opção None; e em Prompt for Descriptions escolha a opção Manual. Veja como ficará esta janela após estas opções serem selecionadas.

ajustando parametros dos pontos
Ajustando os parâmetros dos pontos que serão criados.

8 – Agora que já alteramos os parâmetros dos pontos que serão criados, clique em qualquer local da sua área de desenho para indicar ao AutoCAD Civil 3D a coordenada do ponto. Note que ao fazer isso, o AutoCAD Civil 3D, através da sua Linha de Comando, solicitará ao usuário que informe a descrição do ponto.

descricao do ponto
Inserindo a descrição do ponto

9 – Como descrição, digite a opção EG, que é um termo comumente utilizado para representar pontos de um terreno existente (Existing Ground). Após digitar, pressione Enter.

inserindo a descricao
Descrição do ponto

10 –Verifique sua Linha de Comando e veja que após inserir a descrição do ponto, o AutoCAD Civil 3D solicita que o usuário insira a elevação do ponto.

elevacao do ponto
Solicitação de inserção da elevação do ponto

11 – Como elevação do ponto, insira, por exemplo, 514 metros e pressione Enter. Veja na imagem abaixo.

inserindo a elevacao
Inserindo a elevação do ponto

12 – Veja que ao pressionar Enter após a inserção do parâmetro de elevação, um ponto vermelho surgirá na sua área de desenho. Vamos fechar a janela Points Create Tools para visualizar os parâmetros do ponto criado. Para isso, clique com o botão direito no ponto criado e selecione a opção Properties.

acessando propriedades
Acessando as propriedades do ponto

Ao clicar em propriedades, a seguinte paleta do AutoCAD Civil 3D nos será apresentada. Notem que na imagem abaixo destacamos a descrição do ponto, que é exatamente igual à descrição que foi inserida durante o tutorial.

verficando a descricao do ponto
Visualizando a descrição do ponto.

13 – Desça a barra de rolagem indicada pela seta amarela na imagem acima para que você possa visualizar a elevação do ponto.

verificando a elevacao do ponto
Visualizando a elevação do ponto.

Com isso finalizamos este procedimento para a criação de pontos manualmente no AutoCAD Civil 3D 2013. Vale ressaltar que durante o tutorial acima criamos um único ponto, contudo, o procedimento para criação de pontos pode ser repetidamente utilizado para que você possa criar o número de pontos desejado pelo usuário. Para isso, basta repetir o procedimento até o item 11 do Tutorial.

Caso tenha ficado alguma dúvida vocês poderão acessar nossa comunidade de Perguntas e Respostas, assim como assistir as videoaulas dos cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D 2013, onde este e outros assuntos sobre o software são tratados.

Até a próxima.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Tutorial: como criar pontos manualmente no AutoCAD Civil 3D 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *